terça-feira, 1 de maio de 2012

Toda a Ásia ouvia a Palavra de Deus



“E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.” (At 19. 10)

Portal de Éfeso, Porta de entrada do Evangelho na Ásia Menor
O evangelho de Cristo chegou à Ásia Menor por testemunho de três fazedores e de tendas, a saber, Paulo, Priscila e Áquila, este casal Paulo os conheceu em Corinto (At 18. 1-3) e construindo tendas e falando a palavra de Deus juntos chegaram a Éfeso, grande cidade de aproximadamente 350 mil habitantes encravada na Ásia Menor e porta de entrada e saída desta região, onde Paulo inicia a pregação das boas novas de Cristo e em poucos dias deixa em Éfeso o casal, prosseguindo em sua segunda viagem missionária, com a saída de Paulo chega à cidade um fervoroso servo de Deus por nome Apolo que embora não conhecesse ainda o batismo com Espírito Santo falava com ousadia a palavra de Deus e juntando-se a Áquila e Priscila prosseguem ensinando e pregando e Evangelho de Reino de Deus em Éfeso e na região da Ásia Menor e adjacências. Com o retorno de Paulo a Éfeso na sua terceira viagem missionária, os irmãos ali receberam o batismo com Espírito Santo pela imposição das mãos de Paulo e o apóstolo passa a ministra-lhes a palavra na sinagoga em Éfeso, mais como uma dura oposição da parte dos que faziam a sinagoga se levantou contra a mensagem do Evangelho pregada por Paulo o mesmo se retira dali e passa a congregar e ensinar os novos irmãos em uma escola de propriedade de um homem por nome de Tirano, ali Deus faz proezas pelo ministério de Paulo, pois ele pregava e ensinava e Deus confirmava a sua pregação pela realização de grandes maravilhas. Como a cidade de Éfeso era um grande polo de desenvolvido na região e por lá passavam muitas pessoas de todas as cidades da região eram comerciantes, artesãos, servidores públicos, militares e como Paulo estendeu por dois anos as preleções e divulgação do evangelho a partir da escola de Tirano a mensagem cristã, se propagou entre eles chegando a toda a Ásia Menor e entendemos que a Igreja de Tiatira foi fundada por Paulo e sua comitiva missionária durantes estes dias. A paz do Senhor a todos.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário