quarta-feira, 23 de maio de 2012

A prosperidade sem Deus traz destruição


“Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.” (Pv 1. 32)

O sábio Salomão faz menção neste texto bíblico, (Pv 1. 20-33), a um convite e uma exortação da Sabedoria, no contexto vamos encontrar o autor em uma bela prosopopeia atribui a Sabedoria ações humanas em que esta clama aos néscios, escarnecedores e loucos, para que dê ouvidos as suas sabias palavra e se convertam dos seus maus caminhos pelo ouvir de seus ensinamentos e absorção de suas retas repreensões, mas mesmo com todo clamor e apelo da Sabedoria, os insensatos não receberam o seu conselho e nem aceitam as suas repreções, pelo que a Sabedoria altiva e incontaminada seguiu o seu caminho de  pureza e exortação sabendo que o fim dos que desprezam o conhecimento e não procura seguir a sabedoria é cair em desolação, perdição e angustia, só então é que os néscios buscarão o conhecimento e a sabedoria no que será tarde demais para encontra-la, uma vez que no tempo oportuno desprezaram o saber e o temor do Senhor que é o principio da Sabedoria, (Pv 1. 7; 9. 10), agora vão saborear o amargo fruto de seus maus caminhos, até enfastiarem-se de seus maus propósitos.  Assim Salomão faz a seguinte afirmativa: “Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.” (Pv 1. 32), mostrando para nos outros que tanto os simples, quanto os prósperos necessitam da Sabedoria Divina para torna-se sensatos e aptos para uma vida longa de paz e harmonia com Deus e com os homens, e aqueles que derem ouvidos a Sabedoria e andar de mãos dadas com o conhecimento que vem de Deus, viverá em paz e descansado do temor do mal. O pastor de Laodiceia necessitava de tomar umas lições com Sabedoria, mestra do sábio Salomão, uma vez que se o mesmo amasse o conhecimento divino, teria como instruir os fieis da Igreja em Laodiceia e não se portaria arrogantemente, desprezando aquele que é a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da Criação de Deus, (Ap 3. 14), Jesus Cristo criador e provedor de todas as coisas. Fiquem todos na paz do Senhor. Amem!!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário