sábado, 26 de maio de 2012

A verdadeira prosperidade produz serviço ao Reino de Deus


“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.” (1 Co 16. 2)

A Igreja de Corintos estava empenhada em levar donativos aos crentes carentes da Igreja de Jerusalém, pratica esta que foi orientada pelo apóstolo Paulo e contava com a participação de todas as igrejas da Galácia. (1 Co 16. 1), os crentes na Igreja de Corinto realizavam o seu culto mais solene, como a participação da maioria deles no primeiro dia semana (domingo) o Dia do Senhor, (Jo 20. 1), ou seja no dia da semana em que Cristo ressuscitou, e é neste dia que Paulo convoca os crentes a recolherem as suas doações, não só como um ato de solidariedade e generosidade para com os seus irmão que padeciam necessidade, mais também como uma ação de adoração e louvor a Deus, pois este dia estava dedicado pelos irmão da Igreja da Galácia para a adoração ao Senhor. O que entendemos pelos escritos paulino era que estas Igrejas não eram Igrejas que possuíam grandes riquezas materiais, e por conta disto estavam disponibilizando das sobras donativos a Igreja em Jerusalém, não, eram Igrejas que também tinha suas dificuldades, mas que Deus os haviam feito prosperar em meio as lutas, e como forma de gratidão e reconhecimento da providencia divina na vida deles, estes realizavam uma generosa coleta, que seria destinada aos carentes da Igreja de Jerusalém, por mão daqueles que seriam indicados pela Igreja de Corinto e recomendados pelo apóstolo Paulo (1 Co 16. 1- 3). Portanto aqueles a quem Deus contemplou com riquezas e bens materiais, e que verdadeiramente foram transformados pelo Evangelho de Cristo, tiveram também, a avareza, a presunção e a arrogância mortos em Cristo, e agora libertos colocam seus bens materiais, reconhecendo que eles são dádivas de Deus, a disposição do Reino de Deus, como forma de gratidão e louvor a Deus o provedor e supridor de todas as coisas. Que a benção de Deus se mantenha sobre todo o povo de Deus hoje e sempre. Amem!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário