quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Espírito Santo nos dá vida


“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gn 1. 3) “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1. 35) “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo 3. 5)

Estamos falando de novo nascimento, ou seja, de nascimento espiritual, o ser humano ao nascer recebe uma natureza humana terrena como os demais seres vivos nascem, cressem, reproduzem e morrem este é o ciclo de existência física de todos os seres vivos, porem diferentemente dos demais seres criados por Deus os humanos receberam de Deus um fôlego de vida, isto é um espírito, adquirido pelo homem desde a sua formação quando Deus lhe soprou as narinas e fez alma vivente o primeiro homem, (Gn 2. 7), logo todo os representantes da espécie humana ao vir a este mundo traz consigo um espírito emanado de Deus o criador. O primeiro homem ao pecar contra Deus lá no jardim do Éden e este pecado contaminou toda a raça humana, (Rm 5. 12),  o seu espírito sofreu uma queda, e aquele que fora criado para adorar a Deus, passa a viver distanciado do seu criador, uma vez que o seu espírito esta caído e imerso no pecado, sendo escravizado por Satanás e sem forças para romper com estas correntes malignas o seu final é a perdição eterna, este era o destino de todos o homens depois da queda lá no Éden. “Porque o salário do pecado é a morte...” (Rm 6. 23), Mas Jesus ao falar com Nicodemos, nos detalha uma condição preparada por Deus, “...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6. 23), o Criador de todas as coisas para solucionar o problema da humanidade caída e lhe restaurar o primeiro estado de espírito do homem antes do pecado.  A condição é nascer de novo, ou seja, nascer da água e do Espírito, isto é nascer pela palavra do evangelho de Cristo por intervenção do Espírito Santo. O Espírito Santo nos dá vida. Jesus explica, o que é nascido da carne é carne, falando Ele do nascimento físico, e ainda o que e nascido do Espírito é espírito, nascimento espiritual, por operação do Espírito Santo, (Jo 3. 6), Maria mãe de Jesus teve a Cristo gerado  no sue ventre por obra e graça do Espírito Santo. Foi uma geração divina e necessária para nos possibilitar a redenção dos nossos pecados, pelo sacrifício substitutivo realizado por aquele que foi gerado no ventre de Maria. Agora na restauração do homem, ou seja, no novo nascimento, o Espírito Santo, opera uma mudança de natureza no homem, isto é, o pecador ao abandonar o pecado e aceitar a Cristo o Espírito Santo procede à mudança na sua natureza terrena e inicialmente carnal, para uma natureza espiritual, que busca as coisas celestes e que aguarda com ansiedade a sua redenção eterna. Deus continue abençoando a todos. Amem!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário