segunda-feira, 21 de maio de 2012

A prosperidade sem Deus traz soberba


“Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.” (Sl 30. 6)

O salmista Davi, neste Salmo, louva a Deus após ser acometido de um mal mui grave e de estar à beira da morte e de lá o Senhor lhe ter retirado por sua infinita misericórdia e favor, porem o salmista reconhece também que a sua doença era o peso da mão do Senhor em razão de sua soberba, ele entedia que por ser rico e prospero, teria si tornado tão forte, que nada e nem ninguém poderia lhe atingir ou destruir a sua prosperidade e poder. Mas quando Deus lhe retirou a sua mão protetora, no que lhe resultou no grave problema de saúde, e desamparo em sua vida, levando-o a sentir necessidade do amparo e da presença do Altíssimo. (Sl 30. 8-10), Na lição desta semana estudaremos a carta destinada por Cristo aos crentes de Laodiceia uma igreja que como Davi, era rica e abastarda, por conta disto também soberba, a ponto de proclamar, “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. (Ap 3. 17), mostrando para todos a sua soberba e cofiança nas suas riqueza mas o divino mestre lhes admoesta, e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.  (Ap 3. 17-18), logo entendemos que os bens materiais que possuímos e a prosperidade que esta a nossa volta , não é sinônimo de que Deus concorda com tudo que fazemos ou praticamos, e ainda não podemos confiar nestas riqueza e deixar que a soberba tome conta de nosso ser a ponto de desconhecer o Deus que e provedor de todas as coisas . A paz do Senhor a todos. Amem!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário