quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tiatira, uma igreja que ama


Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. (Ap 2.19)

Uma das virtudes dos crentes de Tiatira, reconhecida por Cristo foi o amor, embora os fiéis daquela congregação amassem a Deus, e por conseqüência amava também os irmãos, isto não foi o suficiente para livrar aquela igreja do juízo de Deus. (Ap 2. 21, 22), Quando pecamos e entramos por um caminho de desobediência a Deus, muitas vezes cometemos atos que trazem conseqüências e o juízo divino sobre nós para toda nossa vida, e mesmo quando recebemos o perdão de Deus, que nos foi dado como prova do infinito amor de Deus para conosco, temos que responder pelos nossos atos, encontramos na bíblia o caso de Abraão que por sugestão de sua esposa Sara, teve um filho com a escrava Agar, (Gn 16. 1-15), e depois mesmo Deus o amando muito e lhe concedendo o filho da promessa Isaque, ele teve que administrar os conflitos gerados por sua falta diante de Deus. Davi um homem segundo o coração de Deus, que se engraçou da mulher de um de seus soldados, e que ilicitamente a engravidou, depois para tentar esconder o seu pecado matou o seu comandado, (2 Sm 12. 1-25), foi repreendido pelo profeta de Deus, perdeu o filho que nascerá desta relação, teve a sua casa destruída pelo mesmo pecado a prostituição, e mesmo alcançando o perdão de Deus, foi punido severamente pelo pecado que cometeu. Daí, podemos deduzir que amar não significa tolerar o pecado, vejamos que Cristo reconhecia o amor da Igreja de Tiatira, ( Ap 2. 19), porem a mesma iria passar pelo juízo de Deus por tolerar o pecado de se instalará no meio da Igreja, e que Deus já os tinha advertido sobre, e até já lhes tinha dado tempo para que eles se convertessem e abandonassem os seus maus caminho, porem, eles haviam desprezado a advertência divina e com isto teriam buscado o juízo de Deus para si. A mesma coisa acontece hoje a graça de Deus se há manifestada trazendo salvação a todo os homens, (Tt 2. 11), Deus amou a todos indistintamente, (Jo 3. 16), porem somente os que deram credito ao sacrifício feito por Jesus alcançaram o perdão dos pecados, e a certeza de morar eternamente com Deus. Logo precisamos estar arraigado no amor de Cristo, e esta virtude que é parte integrante do fruto do Espírito Santo seja não só demonstrada pelas nossas palavras mais principalmente pelas nossas ações, mas que em momento algum podemos ser tolerantes e condescendentes com o pecado, pois, desta justa rejeição a iniquidade depende a nossa benção ou maldição. A Paz do Senhor a todos que amam a vinda de Cristo. Amem

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário