sábado, 5 de maio de 2012

A simplicidade de Cristo


“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2 Co 11. 3)

Simplicidade, neste texto refere-se à pureza, sinceridade e generosidade do evangelho pregado por Cristo e abraçado pelos crentes de Corinto, Paulo temia que agora os irmãos de Corinto que recebiam um forte e contínuo bombardeio de falsas doutrinas, principalmente dos judaizantes, (2 Co 11. 13-15), fossem persuadidos por falsos ensinos,  aparente espiritualidade e exacerbada religiosidade daqueles que se diziam apóstolos de Cristo, mas que na verdade disseminavam no meio deles um evangelho desprovido de graça e um Jesus desprovido do amor de Deus que forçava os crentes a voltarem as práticas da leis de Moisés para alcançarem a salvação. Paulo rechaça estes ensinos conclamando os de Corinto a não receber e nem abraçar a pregação de tais apóstolos, pois, trata-se de seguidores de Satanás transfigurados em ministros de justiça e anjos de luz. A igreja de Tiatira sofrera uma influência semelhante o pior é que, muitos dos crentes foram enganados e corromperam-se com Jezabel que ensinava os irmãos de Tiatira a se prostituirem e praticarem idolatria, (Ap 2. 20, 21), por conta disto Deus decreta o juízo e a punição aos que praticavam tais iniquidade no meio da Igreja de Cristo, (Ap 2. 22, 23), entendemos aqui que a maioria dos crentes daquela igreja havia abraçado a doutrina de Jezabel, a prostituta, e estes seriam punidos severamente e as demais Igreja saberiam que Deus não se deixa escarnecer, porem, haviam no meio deles os verdadeiramente fieis a Cristo e que são exortados a manter a fidelidade a mensagem do evangelho que haviam abraçado e reter as bênçãos recebidas até a volta do seu Senhor e Salvador. A igreja de hoje necessita também de observar os ensinos de Cristo, reprovando os falsos mestres e abraçando o ensino genuíno da palavra de Deus, separando-se das coisas mundanas e servindo a Deus com fidelidade e sinceridade aguardando a volta do Senhor Jesus. A paz do Senhor a todos. Amem!!

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário