domingo, 20 de maio de 2012

O amor verdadeiramente aperfeiçoado



“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” (1 Jo.  2. 5)

João o discípulo do amor em sua primeira carta universal estar exortando os crentes sobre a observação dos mandamentos, o amor fraternal e a separação do mundo, no texto e contexto vamos encontrar três declarações iniciadas pela expressão, “Aquele que diz”, são expressões que faz um confronto entre o que o indivíduo fala e as suas ações, pois para Deus o falar não é suficiente, mais é urgente que assim como Deus nos amou e provou o seu amor para conosco nos dando o seu filho para morrer em nosso lugar, é necessário que também coloquemos o nosso amor em prática pelas nossas ações, mostrando assim a perfeição do amor que habita em nos. Vejamos as declarações: (1) “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está à verdade.” (1 Jo 2. 4),  entendemos que João falava aqueles que conheciam a Deus, conheciam mas não  seguiam os seus mandamentos ou as suas práticas denunciavam que de fato não o conheciam, pois se o conhecesse não procederiam daquela forma, logo as suas declarações eram falsas e mentirosas, e os tais que assim procediam não conheciam a Deus e eram filhos do Diabo, em Apocalipse Jesus os chamou de Sinagoga de Satanás. (2) “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (1 Jo 2. 6), andar como Cristo andou é dever e proceder de todos quantos afirmam que Cristo estar com ele, que aceitou a Jesus e diz que o Espírito de Deus passou a fazer nele morada, porque se assim não for, todos inclusive o mundo o vai identificar como um falso seguidor do Evangelho de Cristo tornando-se como o sal insípido que não serve sequer para o monturo. (3)Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.” (1 Jo 2. 9), Estar na luz, é estar em Cristo, e aquele que recebe esta luz passa a apresentar também um comportamento similar a Cristo, e Ele afetou eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas, mas como compatibilizar o estar em Cristo e odiar o irmão, isto é impossível, até por que o amor ao próximo é identidade para os que estão em Cristo. Portanto podemos dizer como falou no comentarista da lição “Amar não é suficiente. É urgente que o nosso amor seja perfeito como perfeito é o amor como que Deus nos amou. A paz do Senhor a todos e uma boa Aula. Amem!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário