quinta-feira, 24 de maio de 2012

A prosperidade sem Deus traz rebeldia


“Falei contigo na tua prosperidade, mas tu disseste: Não ouvirei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, pois nunca deste ouvidos à minha voz.” (Jr 22. 21)

Os filhos de Judá estavam prestes a ser levados ao cativeiro Babilônico onde passariam os próximos 70 anos, e o profeta de Deus Jeremias é comissionado pelo Altíssimo para decretar a sentença de Deus sobre nação judia, e nas severas palavras do profeta, podemos detectar os motivos pelos quais Deus estava punindo o seu povo: (1) Não praticava justiça para com os pobres e oprimidos e permitia a violência contra inocentes. (Jr 22. 3), (2) Abandonaram os preceitos do Senhor Deus para adorarem e servirem a deuses estranhos a ídolos pagãos. (Jr 22. 9), (3) Na sua prosperidade esqueceram-se de seu Deus, e buscaram tão somente a avareza e a presunção e arrogância. (Jr 22. 17, 21), Pelo que o Senhor Deus vendo que aquele geração estava irremediavelmente perdida, os levou a cativeiro e destruiu as suas cidades, para que vendo as próximas gerações os castigo de Deus sobre os seus pais se voltasse para o Senhor, e Deus com mão forte os faria retornar a sua terra e reconstruir a cidade dos seu antepassados. Entendemos que a prosperidade dos filhos de Judá na terra que manava leite e mel entregue a eles por promessa de Deus a Abrão seu Pai, e retomada por eles sob a liderança de Moises e Josué após 400 habitando e servindo aos egípcios, causou naquele povo, arrogância e rebeldia contra Deus, e que em função disto o Senhor os pune levando-os ao jugo de Nabucodonosor com a finalidade de despertar naquela nação o arrependimento e conversão ao Senhor Deus. Em Laodiceia, temos uma igreja prospera inserida dentro de uma cidade rica pela produção de metais nobres (ouro, prata, etc.), com uma solida economia e detentora e uma robusta rede bancaria, famosa pela sua pungente indústria têxtil, com uma moderna escola de medicina, especialista e pioneira em Oftalmologia, produtora de colírios e pomada para os olhos que eram conhecidos no mundo todo, por ser rica e prospera a igreja de Laodiceia também entrou por uma caminho de arrogância e rebeldia contra o Senhor Deus, a ponto de tomar a forma do mundo e a mornidão espiritual tomar conta daqueles crentes, no que Cristo, assim como fez Jeremias aos filho de Judá, os repreende severamente com a finalidade de os restaurar e reconduzi-los ao caminho de fidelidade e adoração a Deus. (Ap 3. 17-22), Buscamos pois de Deus, o Reino e a sua Justiça, sabedores de que as demais coisas matérias que dele recebemos são acréscimos que por sua generosidade e graça Ele nos tem proporcionado.  Amem!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário