quarta-feira, 2 de maio de 2012

“Olhos” e “pés” do filho de Deus

“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:” (Ap 2.18)

A carta a Igreja de Tiatira, foi escrita por João em Patmos como parte das visões deste no Apocalipse. Tiatira, uma cidade fortaleza com de grande destacamento militar a 50Km a sudeste de Pérgamo construída estrategicamente para proteção da Pérgamo, famosa pelas suas industrias de lã e tintas, de lá era Lidia a vendedora de púrpura a quem Paulo encontrou em Filipos, com destaque também para as suas associações de comerciantes a cidade era um importante reduto de comercio e industria e um centro militar da Ásia Menor. A Igreja de Tiatira era uma Igreja contaminada pela apostasia, e paganismo, e prostituição, e idolatria, que embora Cristo lhe reconhecesse as obras, o amor, a paciência e a fé de alguns cristão ainda fieis, e até destaca as suas últimas obras, (Ap 2. 19), o que conseguimos entender no texto seguinte é que aquela Igreja estava atolada na lama até o pescoço, pois era tolerante com o pecado de prostituição, idolatria, perseguição e falso ensino, aqui representado na figura de Jezabel, nome derivado de Jezabel mulher do Rei Acabe no AT e que representa a idolatria e perseguição aos santos (1 Rs 16. 21; 19. 1-3). Jesus ao tratar com esta Igreja lhe mostra que pelo seu grau de envolvimento com o pecado e pela dureza de coração que eles já haviam apresentado, até porque Deus já havia lhes dado oportunidade para o arrependimento e eles já tinham rejeitado esta oportunidade, (Ap 2. 21), o tempo de sua restauração e perdão já havia passado agora chegava a hora do Juízo de Deus sobre eles, e já na sua apresentação aquela Igreja (Ap 2. 18) o Senhor se apresenta como “Aquele que tem os olhos como chama de fogo”, logo nada poderia escapar a luz de seus olhos, todos os pecado cometidos por eles estavam nítidos e patentes perante o Senhor, e os “pés semelhantes ao latão reluzente”, pés em metal duro com rigidez suficiente para esmagar e julgar os que insistiam em cometer abominações diante do Deus conhecedor de todas as coisas. Aquela Igreja apostata, prostituida e idolatra necessitava do juízo dos Seus olhos perscrutadores e de Seus pés que pisam e pune os malfeitores. Portanto necessitamos nestes dias de aproveitarmos as oportunidades destinadas ao homem pela graça de Deus e nos arrependermos dos nossos maus caminhos enquanto há tempo, pois a vinda do Senhor Jesus esta as portas e após o arrebatamento da Igreja só nos restará o rigor do juízo de Deus sobre as nossas más obras. Fiquem todos na Paz do Senhor Jesus Cristo o reto juiz. Amem!

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário