domingo, 6 de maio de 2012

Em Cristo, somos todos batizados



“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” (Rm 6. 3)

Batismo no cristianismo tem significado de sepultamento e ressurreição e não é um mero ritual, pois, trata-se da identificação do crente com Cristo na sua morte e ressurreição. Quando aceitamos a Cristo como salvador de nossas vidas, Nele estamos agora mortos para o mundo, deixando assim de viver conforme o curso deste mundo, guiado pelo príncipe das trevas e nos coportando como filhos da desobediência, (Ef 2. 1, 2), para que sepultados com Cristo pelo batismo, logo ao sermos imersos nas águas batismais, somos imersos em Cristo na sua morte, é por conta disto que o batismo cristão deve ser por imersão como Cristo foi batizado, (Mt 3. 13-17), e como João batizava nas margens do Jordão, (Mt 3. 6; Mc 1. 4, 5), e como o eunuco de Candace foi batizado por Felipe, (At 8. 36-39), e nunca por aspersão até porque pulverizar ou derramar um pouco de água sobre a cabeça não pode representar sepultamento e nem tão pouco ressurreição, mais deixando de lado esta questão, veremos que ao ser imerso nas águas sepultando aquele que estar morto para o mundo, portanto só poderão descer as águas batismais aqueles que aceitaram a Cristo como salvador e abandonaram a vida de pecado e iniquidade para viver uma nova vida nos caminhos do Senhor Jesus, e ao emergir das águas simbolizando a ressurreição, o homem passa a viver uma nova vida em Cristo para  servi-lo, adorara-lo e glorifica-lo. A Igreja de Sardes, Igreja tema da lição da EBD desta semana, passava por outra morte a morte espiritual, (Ap 3. 1), entendemos que aqueles crentes haviam recebido o batismo em águas sem na verdade terem aceitado a Cristo e morrido para o mundo, “aquele que sepultado vivo morre” dizia o saudoso Pr. Crispim, ou mesmo depois de terem nascido de novo e estarem vivos em Cristo deixaram de se alimentar do Pão Vivo que desceu do céu, (Jo 6. 51), e passaram a alimenta-se de  bolotas que o mundo oferece. Pegaram uma desnutrição crônica ou mesmo uma infecção generalizada e achavam que estavam vivos, mas já haviam morrido, por esta situação Jesus adverte o pastor daquela Igreja a exortar aquele que ainda tinham fôlego de vida que mesmo doentes espiritualmente tinham alguma chance de sobrevivência, (Ap 3. 2), a arrepende-se, para que vivessem e pudessem alcançar a vida eterna. Portanto meus irmãos se já fomos batizados com Cristo na sua morte, e ressuscitados com Ele ao deixarmos as águas batismais, sejamos, pois fieis ao Senhor nós alimentando do leite puro e genuíno a palavra de Deus, nutrindo e cuidando de nosso corpo espiritual, para que não cheguemos à condição dos crentes de Sardes. Que o Senhor Deus permaneça com a sua mão de benção e misericórdia entendida sobre todos nós. Amem!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário