terça-feira, 15 de maio de 2012

Ele tem a chave da Casa de Davi


            “E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.” (Is 22. 22)
“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecham; e fecha, e ninguém abre.”  (Ap 3. 7)

No texto profético de Isaias temos a sentença de Deus contra um oficial de governo corrupto, por nome de Sabna, que seria destituído de suas funções e perderia todas as suas prerrogativas de mordomo do rei, e em seu lugar seria empossado outro servo este fiel e justo, chamado de Eliaquim, ao qual Deus o honraria, e na expressão do texto este receberia sobre os seus ombros, ou seja, estaria sobre a sua responsabilidade, “a chave da casa de Davi”, isto é o governo do povo de Deus, este seria um governo forte, “e abrirá, e ninguém fechar; e fechará, e ninguém abrirá.” com autoridade de Deus para governar. Esta profecia também tem um cunho messiânico, pois Cristo a semelhança de Eliaquim, nasceu para assumir o trono de Davi, trono este prometido por Deus a casa de Davi por herança perpetua, porem pelos pecados do povo de Judá e prevaricação dos descendentes de Davi este trono foi cortado temporariamente junto à raiz, mas esta raiz permaneceu fincada na terra e um dia receberá de Deus um renovo, a nação de Israel é a prova cabal de que a raiz de Jessé um dia botará, “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.” (Is 11. 1), e rebento do tronco de Davi é Jesus Cristo, que passou por este mundo a cerca de 2012 anos atrás como o Cordeiro de Deus com a função de retirar o pecado do mundo, mais este mesmo Jesus agora glorificado se apresenta a João no Apocalipse , dizendo a igreja de Filadélfia: “Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecham; e fecha, e ninguém abre.”  (Ap 3. 7), daí entendemos que Cristo virá segunda vez como o renovo da Casa de Davi para assumir em definitivo o governo, e guiar o povo com justiça e equidade para todo o sempre, foi este o recado endereçado aos crentes de Filadélfia, reconhecendo a sua fidelidade e os exortando para perseverarem no temor do Senhor, para que quando Cristo  vier em gloria para formação de seu governo sobre a casa de Davi, eles possam estar contados entre os ministros deste divino governo, (Ap 3. 11, 12), assim como a Igreja de Filadélfia nos a Igreja de Cristo somos convocados neste últimos dias a fidelidade e ao temor do Senhor, para também entramos nas moradas eternas e sermos parte integrantes do Reino Eterno de Cristo Jesus. Fiquem todos na Paz do Senhor Jesus. Amem!!

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Um comentário:

  1. Ilustre irmão Isaías,

    Estou no aguardo do seu recado para colocar em nosso Boletim da EBD, da Congregação da 24 de Maio. Se o Sr. puder me encaminhar hoje será ótimo, pois amanhã cedo mando para impressão.

    Deus abençoe a Escola Bíblica Dominical em nossa querida cidade de Campina Grande.

    ResponderExcluir