segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lídia servia a Deus em Tiatira


E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. (At 16. 14)

Deus utiliza-se da comerciante Lídia para dar inicio a evangelização da Europa, pois quando o apóstolo Paulo chega à macedônia com sua equipe de evangelismo, na cidade de Filipos, em um sábado procurando local para oração, encontram um grupo de mulheres e entre elas estava Lídia, natural de Tiatira e que comercializava em Filipos tecido púrpura, esta mulher ouvindo a pregação do apóstolo Paulo, o Senhor Deus lhes abriu o coração e o entendimento e ela aceitando a fé em Cristo com toda a sua casa agora passa a acolher aquela caravana de obreiros que tinham por missão levar o conhecimento do evangelho de Cristo aquela região da Europa. Esta foi à primeira casa alcançada pelo Evangelho na Europa de que se tem registro nas escrituras sagradas, então podemos deduzir que foi a partir de uma mulher nascida em Tiatira, (Estudaremos esta semana a carta que Jesus endereçou aos crentes de Tiatira no Apocalipse. (Ap 2. 18-25)) que Deus inicia a expansão de sua graça sobe os habitantes do velho continente (At 16. 15) Após crê em Cristo, Lidia e toda a sua casa foram batizado em águas, como evidencia de sua salvação em Jesus e testemunho de todos os de Filipos. Cremos que também a sua cidade natal Tiatira soube da conversão de Lidia e de sua casa, e assim como deu guarida a Paulo e seus companheiros também foi responsável por influenciar os servos de Deus a chegarem até a sua cidade de origem. (At 19. 10) Tiatira era uma pequena cidade de trabalhadores, onde se proliferava as associações de artesãos e outras categorias tais como, carpinteiros, tintureiros, comerciantes, tecelãs, e cada uma destas corporações prestava culto a um deus diferente o que transformava a cidade em reduto de adoração a vários deuses com suas festas oferecidas a seus ídolos e suas orgias sexuais. É em meio a esta cidade pagã que Deus estabelece uma igreja, cremos que por meio da pregação de Paulo e testemunho e apoio da vendedora de púrpura Lidia que alcançou a graça da salvação em Filipos, e deu suporte logístico no inicio da pregação do evangelho na Europa. A paz do Senhor Jesus seja com todo o povo de Deus.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário