quarta-feira, 11 de abril de 2012

(Ef 6. 23) - O amor acompanhado da fé


“Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.” (Ef 6. 23)

Paulo já se despedia dos irmãos de Éfeso em sua carta aquela Igreja em sua benção final ele inclui a expressão acima, Paulo conhecia muito bem aquela igreja, pois, havia pastoreado a Éfeso por três anos e em suas ultimas palavras por carta fez uma referência ao amor, e quando da carta que o próprio Jesus lhes endereçara por meio de João no Apocalipse, vamos entender que Paulo estava com a razão ao escrever estas coisas, pois foi exatamente ai que Jesus encontrou o maior obstáculo na vida devocional da Igreja de Éfeso. Eles tinham abandonado o “Primeiro Amor” isto é tinha esquecido a forma sacrifical com que havia iniciado a sua jornada de fé e não mais conservava aquele fervor espiritual dos primeiros dias, negligenciavam no trato e na dedicação por Cristo e pela sua palavra. Embora estivessem bem solidificados na doutrina que haviam aprendido de Paulo e de outros pastores que por aquela Igreja passaram.  Aponto de Jesus lhes afirmar: “Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem serem apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.” (Ap 2. 2) Aquela Igreja passava por um problema sério quanto a se mantém praticando o amor fervoroso a Cristo que demonstraram no inicio de sua fé. Quando fazemos uma análise na cronologia bíblica encontramos que a carta aos Efésios foi escrita por volta de 62 dC, já o evangelho de João entre 80-95 dC, o Apocalipse 90-96 dC, sendo as cartas apocalípticas uma revelação sobre a Igreja Cristo em todos os tempos, logo a carta Éfeso refere-se à Igreja de Cristo do primeiro século, vejamos algumas curiosidades dentro desta cronologia, a carta aos Efésios, o primeiro escrito na ordem cronológica dos fatos, é um compendio doutrinário aquela Igreja e para a Igreja de Cristo em todas as épocas, o Apóstolo em sua massagem exorta os crente com o objetivo de que eles cresçam na fé, no amor, na sabedoria e na revelação de Deus e em oração ele dá graças a Deus e deseja ardentemente que os crentes de Éfeso vivam com dignidade na presença do Senhor Jesus Cristo, (Ef 4. 1-3) Vejam que o amor a Cristo e a sua palavra é parte integrante e importante desta carta, portanto Paulo já se preocupava em manter a chama do amor verdadeiro acesa no coração e na vida daquela Igreja. Já o livro de João e a sua primeira carta universal, escritos por ele um pouco antes da carta apocalíptica tinham como propósito, levar uma massagem para que os crentes da Igreja do final do primeiro século voltassem a crer que Jesus era o Cristo o Filho de Deus, e para que assim crendo, eles alcançassem a vida eterna por Cristo, (Jo 20. 31; 1 Jo 5 13) entendemos pelos escritos aqui citados que a Igreja do primeiro século era uma Igreja bem doutrinada e que de inicio tinha uma fé fervorosa e seguia com amor e dedicação aos ensinos de Cristo e a mensagem transmitida pelos apóstolos, mas que após 80 anos já se distanciava do “primeiro amor” é o que auferimos do propósito com que João escreveu o evangelho e a sua primeira carta universal, é o que Jesus vai revelar na carta apocalíptica a Igreja de Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” (Ap 2. 4) Sendo assim, temos para este período uma Igreja solida  quanto ao seu sistema doutrinário, porém os crente já se tronavam formais e abandonavam á prática de fé dos primeiros dias da Igreja. A paz do Senhor a todos.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário