terça-feira, 17 de abril de 2012

A Perseguição de Israel no deserto


“Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pós. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.”
“Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA. E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.” (Êx 17. 8-16)

Coliseu de Roma (Itália) 
O povo de Deus havia deixado o Egito, após 400 anos habitando fora de suas terras, terras que integravam as bênçãos de Deus e que formam dadas a Abraão por promessa, (Gn 17. 1-8), colocando fim em uma ferrenha perseguição que o Faraó impôs ao povo hebreu nos últimos anos de peregrinação no Egito, (Êx 12. 37 – 51) e Deus já havia demonstrado tanto para os egípcios quanto para o seu próprio povo, que a sua mão se mantinha estendida sobre aquele povo, uma vez que os egípcios amargaram dez calamidades severas até que o povo obtivesse permissão para deixar a terra do Egito, porém Deus os conduziu por um caminho que lhes fosse menos sofrido que enfrentasse menos inimigos, e assim não desistissem da caminhada, e nem fosse sucumbidos pelos inimigos “E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.” (Êx 13. 17-18) Chegando a Refidim após Deus prover água para o povo beber, os amalequitas se levantaram contra o povo de Deus para impedir a sua caminhada, pelo que Moisés o homem de Deus, ordena a Josué empreender uma peleja contra os amalequitas, enquanto Moisés, se pusera em oração sobre o cume de um monte, junto com os sacerdotes Arão e Hur, e aconteceu, que enquanto Moisés mantinha as mão levantadas ao céus em suplica ao Senhor o povo de Deus prevalecia sobre os amalequitas, e a vitória veio pela a ajuda de Arão e Hur que deram suporte as mãos pesadas de Moisés, mantendo-as levantadas até ao por do sol, e Deus deu cabo do amalequitas. Neste episodio temos uma lição para nós outros, pois as mãos levantadas a Deus por Moisés, revela-nos a sua dependência de Deus e sua fé nEle, a força a vitória de Israel dependia única e exclusivamente do povo se  chegar a Deus,  em continua oração, fé e obediência, pois, quando o servo de Deus Moisés parava de orar o fluxo do poder divino sobre o guerreiros diminuía, mas se Moisés mantinha as mão levantadas o poder de Deus fluía em abundancia sobre eles e o povo de Deus prevalecia. A igreja de Esmirna também se enquadra nesta dependência, pois para suportar a tribulação que haviam de enfrentar necessitavam de serem fieis ao Senhor a ponto de entregar a própria vida por amor a Cristo. Vejamos a recomendação do Senhor Jesus; “Sê fiel até a morte, dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2. 8) Sejamos pois fieis ao Senhor Jesus só assim vamos alcançar grandes vitorias sobre os nossos inimigos. A paz do Senhor a todos.


Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário