quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os falsos mestre e doutores



“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.”
“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”
“Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.”
“Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo. Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto. Procura vir antes do inverno. Éubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, e todos os irmãos te saúdam.”
“O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.” (2 Tm 4. 1-22)

Paulo concluía a sua segunda carta ao Jovem pastor Timóteo, com uma exortação para que ele se mantivesse firme na fé que havia abraçado pregando a palavra da verdade e lutando contra os falsos mestres e ensinadores, insistindo no que ele aprendeu de Cristo, através do apóstolo, e até alerta para tempos mais difíceis que ainda estava por vir quando muitos por suas concupiscências e desobediências e estando entediado da sã doutrina buscariam para si mestres e doutores para que lhe afagasse o ego e lhes falasse palavras boas, deixado de lado à verdade e buscando falsos ensinos fora da palavra de Deus. Aqui enquanto Paulo adverte o homem de Deus Timóteo e o exorta a ser sóbrio, dedicado, evangelista e cumpridor exemplar do ministério que lhe foi confiado por Deus, no Apocalipse na carta a Pérgamo o próprio Jesus exorta o anjo daquela igreja (o pastor) a segurar o cajado firmemente no combate aos que se infiltravam no meio dos irmãos com o apoio de alguns lideres para difundir falsas doutrinas e heresias, coisa que já tinha custado até a vida de um dos lideres daquela igreja (Antipas), mas que o Senhor lhe dá ordens para intensificar o combate e manter a sua fidelidade e não dar trégua nem aqueles que o coagia para se dobrar a César, Imperador de Roma, nem tão pouco aqueles que advindo do paganismo disseminavam heresias entre o remanescente ainda fiel a Cristo no meio deles. (Ap 2. 13-16).  Olhado para a igreja da atualidade percebemos que aquilo que foi dito por Paulo a Timóteo e por Cristo a Pérgamo, deve ser muito bem aplicado e observado pela liderança da Igreja de Cristo, afim de, preservar a sã doutrina no meio da Igreja hoje, bem como afastar aquele que se dizendo mestre e ensinadores, contaminam o nosso povo com heresias, fabulas e doutrinas de demônios, formando crentes fracos, raquíticos e deformados na sua formação espiritual, fato que tem levado a Igreja há ficar cada dia mais parecida com o mundo, e distanciada do propósito para o qual foi posta na terra. Quando o próprio Jesus afirmou vos sois: “Sal da terra e Luz do mundo”. A paz do Senhor Jesus seja sobre todo o povo de Deus. Amem.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário