segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os ardis de Satanás

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Ef 6. 11)

Esta semana estudaremos a carta de Pérgamo, carta enviada por Cristo ao pastor daquela Igreja que apesar da fidelidade e perseverança na fé em Deus, possuía alguns problemas de ordem doutrinários e desvio de conduta cristã. A Igreja estava inserida em uma cidade idolatra onde o diabo havia instalado o seu trono e de lá comandava as ações, e investidas malignas contra a Igreja de Cristo ali instalada. (Ap 2.12) Prosseguir numa trajetória separados do mundo e fiel a Cristo e aos princípios doutrinários da palavra de Deus, em meio a um povo pecador e idolatra era o maior desafio para os servo do Deus Altíssimo daquela cidade, nota-se que os crentes de Pérgamo eram fieis e não negaram a fé em Cristo em meio aquela geração perversa, mesmo passando por aflições e perseguições eles mantinham a fé e confiança do Deus vivo e verdadeiro, mas, o que se infere da leitura da carta (Ap 2. 12-17) é que aos crentes de Pérgamo faltava o discernimento bíblico e espiritual para o combate aos falsos ensinos e doutrinas heréticas que se disseminava no meio deles por um grupo e falsos mestres e doutores, e que era tolerado por alguns deles. O povo de Deus estava sendo corrompido pela aceitação dos disseminadores da doutrina de Balaão e dos Nicolaítas no que Deus não estava satisfeito com aquele comportamento e repreendeu severamente aquela Igreja. “Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.”  (Ap 2.16). Logo entendemos que a igreja de Pérgamo necessitava, assim como a igreja de Cristo hoje necessita, de munisse das boas armas espirituais para o combate a disseminação de falsas doutrinas e modismos no nosso meio e Paulo escrevendo aos Efésios nos apresenta a solução. (Ef 6. 10-18) que possamos neste dias que restam a igreja sobre a terra estar prontos e preparados para o combate contra os falsos mestres que querem nos afastar o amor de Cristo e do genuíno evangelho. A paz do Senhor Jesus seja com todo povo de Deus.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário