segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Perseguição de Israel no Egito


“Estes, pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa: Rúben, Simeão, Levi, e Judá; Issacar, Zebulom, e Benjamim; Dã e Naftali, Gade e Aser. Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito. Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.”
“E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra. E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá), E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida. Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida? E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas. Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.” (Êx 1. 1-22)

Esmirna (Turquia)
Para a preservação da vida e integridade do povo de Israel Deus permite que eles passem a habitar no Egito (Gn 46. 1- 7), José, filho de Jacó, era governador no Egito, que lhes acolheu e com permissão do Faraó os instalou na cidade de Gósen (Gn 47. 4-7) e os sustentou ali para que não perecesse de fome a semente do Senhor Deus (Gn 47. 12), e Deus os fez prosperar na terra do Egito, pelo que se tornaram um povo forte e numeroso no meio do povo egípcio, e quanto José e Jacó seu pai já eram falecidos, e outro Faraó assumiu o governo no Egito, este ver o povo hebreu como uma ameaça a estabilidade econômica de seu povo, pois dizia, se o povo hebreu se ajuntar aos inimigos do Egito podem, por seu grande número, esmagar o povo egípcio e sair do meio deles deixando um rastro de destruição de miséria, no que passou Faraó a afligir o povo hebreu para que o número deles diminuísse adotando as seguintes medidas, escravização dos hebreus, pela prestação de serviços forçados na construção civil e na agricultura, controle da natalidade masculina pela morte dos bebês do sexo masculino na hora do parto, e como esta medida não deu o resultado esperado, manteve o maldito controle pela morte das crianças masculinas afogadas no Nilo. Mas quanto mais o Faraó perseguia os filhos de Israel no Egito mais o povo crescia e se fortalecia tornando-se preocupação para o Faraó e para todo Egito. Na igreja de Esmirna o sofrimento era patente, pois apesar da cidade ser importante e rica economicamente a igreja ali encravada era composta, por pobres que não tinham boa condição econômica o que fazia aquela igreja pobre e sem recursos financeiros, além disto, a igreja de Esmirna era perseguida pelos que si diziam judeus, mas não o eram no que Jesus os trata por templo de Satanás,  e exorta àqueles crente não baixar a guarda diante da perseguição pois a vitoria estaria a caminho. E assim como os Israelitas foram fieis diante da perseguição no Egito e Deus lhes providenciou o escape, Jesus afirma aos crentes de Esmirna: Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2. 10). Que possamos entender os propósitos de Deus para a nossa vida e que sejamos fieis ao Senhor em qualquer circunstância, pois só os vencedores escaparão do dano da segunda morte e obterão a vida eterna com Cristo nas mansões celestiais. A paz do Senhor Jesus seja com todo o povo de Deus. Amem!!!

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012

Um comentário:

  1. É muito bom quando um homem de Deus conhece a Palavra e sabe manusear.
    O mundo hoje é carente disso.
    Parabéns ao Ir. Isaías pela contribuição que tem dado com o uso desse seu blog.

    ResponderExcluir