segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Cristo que se fez homem


E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lc 2. 1-7)

Neste texto Lucas faz uma descrição do nascimento do Jesus como Cordeiro de Deus para retirar o pecado do mundo. Como já escrevemos na meditação anterior por um ato do Espírito Santo, Maria a mãe de Jesus, achou-se grávida sem conhecer varão no cumprimento a uma mensagem vinda da parte de Deus, por intermédio do Anjo Gabriel, conforme (Lc 1. 26-38), e Maria como uma reverente e fervorosa serva do Deus altíssimo em silêncio se coloca a disposição do plano de Deus, e o próprio Deus através de seus agente se encarregou de fazer cumprir todo aquilo que daquele menino se havia falado pelos profetas. Vejamos o que falou o profeta Isaias: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” ( Is 7. 14) “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is 9. 6), também o profeta Miqueias profetizou; “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5. 2), então analisando as profecias bíblica a respeito do nascimento de Cristo entendemos que, o menino nascido em Belém a cerca de 2000 anos atrás que viveu como um homem comum entre os habitantes Nazaré e que exerceu seu ministério junto ao mar da Galileia e que foi condenado e martirizado em Jerusalém é de fato o Cristo que se faz homem, o “Filho do Homem”. Vejamos o que escreveu o Prof. Myer Pearlman: “Aplicado a Cristo, “Filho do Homem” o designa como participante da natureza e das qualidades humanas, e como sujeito ás fraquezas humanas. No entretanto, ao mesmo tempo, esse título implica em Sua deidade, porque, se uma pessoa enfaticamente declarasse: “Sou filho de homem”, a ele dir-se-ia: “Todos sabem disso”. Porém, a expressão nos lábios de Jesus significa uma Pessoa celestial que Se havia identificado definitivamente com a humanidade como seu representante e Salvador. Portanto aquele Ser que apareceu glorificado nas visões de João no Apocalipse. (Ap 1. 13-17), é o Cristo nascido de uma virgem em Belém de Judá. A Paz e graça do Senhor Jesus seja com todo o povo de Deus.

Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
           PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968

Nenhum comentário:

Postar um comentário