quarta-feira, 1 de agosto de 2012

(1 Rs 17. 8-16) - O DEUS DA PROVISÃO


“Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.” (1 Re 17. 8-16)

No texto em tela queremos destacar a importância da viúva de Sarepta no ministério do Profeta Elias, pois o profeta ao encontrar com esta mulher, a mesma estava catando alguns gravetos para ascender o fogo, cozer o último bocado que lhe restava em meio aquela escassez, pois Deus havia cerrado os céus para que não houvesse chuva e nem orvalho sobre a terra a não ser pela palavra do homem de Deus (1Rs 17. 1), comer com o seu filho e aguardar a morte, mas esta viúva pobre e desamparada foi o instrumento usado por Deus para suprir as necessidades do homem de Deus, dando-lhe sustento e teto para moradia durante aquele período de sequidão.
No primeiro momento Deus põe a prova tanto o profeta quanto a mulher, pois do bocado que lhe ainda restava que já era pouco para ela e seu filho, teria que primeiro trazer um bocado para o profeta, sobre a promessa divina de que o pouco de farinha que ela possuía em uma panela não acabaria, e o pouco de azeite que havia na sua botija não esgotaria até que houvesse chuva sobre a terra e produção agrícola nos campos, a viúva creu no Senhor Deus pelas palavras de Elias e procedeu para com o profeta conforme as palavras proferidas por este, trazendo sobre si a benção de Deus a ponto de a farinha e o azeite que possuía se multiplicarem até que houve chuva sobre a terra.
Na sequencia aquela mulher passa por outro momento ainda mais difícil que foi a morte de seu único filho, e como o homem de Deus morava sobre o seu teto, agora ele reivindica a benção de Deus através do profeta para ela e para sua casa (1 Rs 17. 18), Deus restaura a vida do menino por intermédio do profeta de Deus, o que faz com que aquela mulher passe a temer ainda mais a Deus, entendendo ser Elias um profeta de Deus, e que a verdadeira palavra de Deus estava em sua boca. A paz do Senhor a todos!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário