quinta-feira, 2 de agosto de 2012

( At 4. 32, 36, 37 ) - A PROVISÃO EM O NOVO TESTAMENTO


“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.”  (At 4. 32, 36, 37)

A Igreja Primitiva dava apenas seus primeiros passos, Cristo havia os deixado e voltado para o Pai, tendo lhe enviado o Espírito Santo no dia de pentecoste, e movidos pelo poder de Deus no dia inaugural da Igreja foram agregados à comunidade Cristã quase três mil novo crentes, e logo após vamos encontrar o relato de Lucas informando que depois da cura de um paralitico que esmolava a Porta Formosa do templo este número salta para impressionantes cinco mil crentes. (At 4. 4), e agora alcançados pelo evangelho de Cristo, e impulsionados pelos amor de Deus derramados em seus corações fecharam-se em uma comunidade onde tinham todas as coisas em comum e pelo exemplo dos crentes da igreja primitiva todos os dias acrescentava o Senhor os que haviam de se salvar, (At 2. 47), é neste clima que os crentes primitivos mostra para todos nós que o servir a Cristo não é algo abstrato e firmado apenas em palavras e rituais religiosos, como até então se via nas diversas religiões existentes entre eles, mas o cristianismo lhes apresentava um diferencial que era o fervor de seus seguidores no poder do Espírito Santo e a forma com que cuidava dos necessitados entre eles, pois possuíam tudo em comum e aquele que possuíam propriedades, vendendo estas traziam os valores recebido por elas e depositavam aos pés dos apóstolos para que houvesse como atender os mais pobres em suas necessidade como afirma o escritor de Atos dos Apóstolos, tinha tudo em comum e nenhum deles tinha necessidade de coisa alguma, todos movidos pelo amor fraternal que o próprio Cristo os ensinou (Jo 15. 9-17), aprendamos pois com a igreja do primeiro século a praticar a generosidade e a verdadeira comunhão. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário