terça-feira, 7 de agosto de 2012

A SABEDORIA DA MULHER



Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. (Pv 14. 1)

O sábio Salomão em seus provérbios destaca a mulher sábia como aquela que teme ao Senhor, esta com dedicação e diligência edifica a sua casa, isto é pela a sua perspicácia faz prosperar as obras de suas mãos, uma vez que ela aprendeu que a sabedoria traz a felicidade e prosperidade que ela tanto almeja para a sua família. No capitulo 31 de provérbio, mais uma vez Salomão exaltando as qualidades da mulher sábia, que a chama de virtuosa, ou seja, cheia de virtudes, nos mostra como uma mulher sábia se dedica a sua casa e seus filhos, a mulher virtuosa cuida bem do seu lar, vejamos o que escreveu Salomão: Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. (Pv 31. 10-16), com todo este cuidado o seu lar floresce e resplandece tornando-se um paraíso para os que ali habitam, ela edifica a sua casa com decisões sábias no convívio diário como o seu marido, e na criação e educação dos filhos, sendo uma mulher dedicada ao fortalecimento de seu casamento, sabendo que o relacionamento íntimo com o seu marido necessita ser cultivado e desenvolvido a cada dia, e disto depende também um casamento duradouro e um lar bem ajustado no qual tento pais quanto filhos vivem em harmonia sobre a proteção e liderança do Pai, e dedicação e cuidado da Mãe, todos abençoados pelas infinitas bênçãos de Deus.
Uma construção não é algo que se consolide com poucos esforços, começa com as fundações pedra sobre pedra até que esteja no ponto de receber tijolo por tijolo até que se forme um edifício capaz de proteger os seus habitantes do sol, da chuva e de quaisquer intempéries, assim a mulher sábia constrói a solidez de sua casa, com base na Palavra de Deus, usando a sua perseverança, fé, amor, fidelidade, e zelo como materiais para com muito conforto abrigar os seus. Hoje vivemos em uma economia capitalista, e as necessidades e demandas da vida moderna tem empurrado cada vez as mulheres para o mercado de trabalho, levando estas a uma condição às vezes até desumanas, quando as mulheres tem que enfrentar uma jornada dupla para conseguir da conta de suas atividades renumeradas, e das atividades de cuidados domésticos, e que em muitos casos tem causado grandes prejuízos aos lares modernos, pois estes estão órfãos de um toque de sabedoria na condução dos mesmos, uma vez que a mulher que Deus colocou no lar para tal fim tem deixado a sua principal função para se dedicar a uma atividade renumerada e quem em muitos casos lhe traz um conforto financeiro, mais a infelicidade na vida amorosa e no relacionamento com os filhos.  Nossa visão é que as mulheres podem dedicar-se a uma atividade renumerada fora do lar, porem ela não pode e não devem abrir mão da dedicação e cuidado do seu lar, de um carinhoso e sólido relacionamento íntimo com seu marido, e dedicação à criação e educação dos filhos, só assim a mulher moderna se sentirá plenamente realizada e feliz. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário