sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NÃO CONTRAIA DÍVIDAS


A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm 13. 8)

Paulo exortava os crentes da igreja de Roma, sobre o amor ao próximo, a vigilância e pureza ele começa o ensino instruindo: A ninguém devais coisa alguma, (Rm 13. 8), isto não implica que o crente  não possa assim um compromisso financeiro a prazo, ou que comprar a prazo seja uma transgressão ao mandamento divino, o que apóstolo destaca é: o dever com cuidado e um endividamento dentro da nossa condição financeira, para não comprometer o bem estar próprio bem como da nossa família, todos nos estamos passiveis de experimentar tanto a abundancia quanto a escassez, e não é pecado algum o homem buscar melhorias, pela aquisição de bens materiais com resultado de seu trabalho. Porem o crente deve buscar o equilíbrio de suas contas, só comprar aquilo que pode pagar e consumir sem desperdício, poupar e fugir das dividas, agir com cautela diante as promoções e liquidações que são verdadeiras armadilhas para levar ao consumo irresponsável, quando comprar a prazo, verifique a taxa de juros, veja se não é mais econômico poupar durante algum tempo e comprar aquele bem a vista, se tiver de adquirir aquele bem naquele momento em uma divida de longo prazo, faça um planejamento e veja se prestação mensal a assumir cabe dentro de seu orçamento, e só assim assuma o compromisso, sabendo que você devem também honrar e louvar a Deus com a tua vida financeira, através do saldar as tuas dividas em dia, e pela tua boa reputação no meio dos teus credores.
Vale apena lembrar que o crente não só pode chegar a uma condição de inadimplência nos compromissos financeiros devido a irresponsabilidades para com a administração de sua vida econômica, mais outros fatores poderão levar o cristão a condição de deixar de saldar suas dívidas, e de os credores bater a sua porta buscado aquilo que lhe é devido, situações como, perda de emprego, enfermidades, morte do provedor, calamidades e etc. nestes casos o crente deve ter fé em Deus, confiar plenamente no Senhor como o supremo provedor de todas as coisa, tomado por base os exemplos: da viúva de Sarepta que em meio a escassez quando só lhe restava muito pouco, mas pela palavra do homem de Deus, Elias, ela teve para si para os seus e até para cuidar do profeta (I Rs 17. 8-24), e ainda da viúva que após a morte de seus marido que era servo do profeta Elizeu, se viu em meio a muitas dividas e os credores baterem a sua porta para levar-lhe os filhos como escravos até que a dívida fosse saldada, porem com fé ela suplica ao profeta e tem o seu problema resolvido pela intervenção divina na multiplicação de azeite, dando condições para a mesma saldar sua dívida e ainda viver das sobras (2 Rs 4. 4-7).
Portanto em qualquer situação entregue ao Senhor as tuas demandas, ore e confie em Deus, sabendo que Ele continua a ser o provedor de todas as coisas, e que ti será por socorro bem presente na tua angústia, ore e medite. (Sl 121. 2; Gn 21. 14-21). Amém.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário