quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DISCIPLINA E CONSELHO

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Ef  6. 4)

Em suas admoestações sobre os deveres domésticos o apóstolo Paulo deixa um recado a pais e filhos quanto a trado da disciplina domestica aplicada pelos pais aos filhos, o apóstolo inicia exortando os filhos a obediência aos pais no Senhor Deus, pois se trata de uma questão de justiça (Ef 6 .1), sendo os pais os genitores, provedores e guardadores de sua prole é justo que os integrantes desta prole os trate com carinho e respeito obedecendo a estes e seguindo-lhes os exemplos. E tão importante aos filhos é honra e respeitar os pais que o próprio Deus ao definir o mandamento sobre o assunto, também lhe adicionou uma promessa. Vejamos o texto: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” (Dt 5. 16), então o apóstolo se refere a este texto para ensinar os crente de Éfeso, a vontade de Deus em relação a filhos e pais, uma convivência harmoniosa como base no amor de Deus, de respeito multo, onde os pais define as regras disciplinares pela palavra de Deus e os filho respeitosamente, e honrando a Deus primeiramente e a sues pais  as obedecem, trazendo para si a benção da longevidade, nós seus dias sobre a terra.
Neste ensinamento o apóstolo se dirige aos pais e responsáveis admoestando-os para não provocarem ira aos filhos, isto nos mostra que o tratamento dos pais para com os filhos deve ser amoroso, sacrifical até, onde o pai como respeito e amor ao filho que Deus lhe deu para que fosse a sua felicidade e perpetuação de seu legado, vai com carinho lhe instruir para uma vida adulta, pela aplicação de uma disciplina com base nos mandamentos divinos, fase que o apóstolo destacou no texto pela seguinte expressão: “... mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Ef  6. 4), criar na doutrina, não é espancar, ou humilhar, nem tão pouco ridicularizar, como temos observado em muitos casos nos dias atuais, mais criar na doutrina e admoestação fala de aconselhar, induzir a prática pelo exemplo, ensinar pela palavra de Deus e tudo isto regado a oração e suplica para que Deus nos oriente na condução de nossos filhos diante de uma sociedade que a cada dia vai se corrompendo,  negando e relativizando os valores morais de sagrados definidos pela Palavra de Deus.
Sejamos, pois, defensores de nossos filhos diante desta geração perversa, criando-os nos conselhos divino, sabendo que o Senhor nos dará graça para conduzir os nossos filhos a geração de Deus, por um caminho justo e reto até alcançarmos as moradas eternas. A paz do Senhor a todos. Amém!!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário