sexta-feira, 31 de agosto de 2012

JÓ PERDE SEUS FILHOS


“Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.” (Jó 1. 17, 18)

Estamos diante de uma tragédia ainda maior na vida de Jó, pois após o impacto da três notícias anteriores, dando conta de que, os bois, as jumentas, as ovelhas, os camelos e os servos foram dizimados naquele dia, o que deixará o patriarca na mais completa miséria, outro mensageiro lhe traz a notícia do sinistro que ocorrera na residência do seu filho primogênito, enquanto os seus dez filhos se banqueteavam em casa daquele, se abateu sobre a casa um furacão que derrubou a edificação, vitimando todos os seus filho de uma só vez, era uma tragédia sem precedente em toda historia bíblica a se abater sobre um servo de Deus em um só dia. E para um patriarca perder todos os filhos representa não ter um descendente para receber a herança patriarcal, e perpetuar o legado deixado por seu pai, e visto por todos como um castigo de Deus aqueles que procediam mau para com o Senhor, é o que vamos encontrar os amigos de Jó afirmando, diante de tudo quando acontecera ao patriarca, inclusive ficar sem um descendente para lhe perpetuar o nome, só podia ter praticado um pecado grave, a ponto de Deus lhes ter virado as costas, e puni-lo com tamanha perda.
Porém Jó era justo e temente a Deus e se desviava do mal, e que embora em meio aquela grande tragédia, ele adorava e glorificava ao Senhor o seu Deus, reconhecendo a vontade soberana do criador. (Jo 1. 21) Amém!!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário