quarta-feira, 29 de agosto de 2012

JÓ PERDE O SEU REBANHO


“Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.”  (Jó 1. 16)

Jó sofre a sua segunda grande perda no mesmo dia, pois em uma tempestade de raios, que se abateu sobre os seus rebanhos que estavam no campo, ele perdeu todo o seu rebanho de sete mil cabeças de ovinos, bem como os seus servos que os guardavam no campo. Esta perda representava para Jó perder a capacidade de produção de lã, que era a fonte de matéria prima para produção de tecidos que lhes aqueciam nos períodos de frio rigoroso, a lã servia para consumo interno, e também para a comercialização sendo portanto também uma importante fonte de riqueza para o patriarca. As ovelhas também representava uma importante fonte de alimentação para toda a casa, uma vez que a carne de cordeiros era bastante apreciada por aquelas populações sendo assim uma importante fonte de proteínas na alimentação de Jó e toda a sua casa, mas no texto vamos encontrar ainda um maior motivo para Jó lamentar aquela tragédia, é que o fogo que caiu do céu também matou os servos do patriarca que cuidava dos rebanhos, era uma perda imensurável, uma vez que acreditamos que Jó por ser justo e temente a Deus, amava a todos aqueles servos, bem como pela sua fidelidade para com os servos, estes também o tinha em grande estima e respeito, e naquele dia em que Jó perdera todo o seu gado compreendendo bois e jumentas, também perdera seu rebanho de sete mil ovelhas com seus pastores. Mas Jó nos deixou o exemplo, pois diante de toda aquela tragédia, lamentou sim, demonstrou toda a sua aflição e seu pesar por tão grande perda, mais mostrou que o seu Deus e a fé que possuía Nele era muito superior a todo e qualquer bem terreno, como escreveu o autor deste livro: “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1. 22). Amém!!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário