sábado, 25 de agosto de 2012

FUGINDO DA FIANÇA E DAS DÍVIDAS


"Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro." (Pv 11. 15)

Temos hoje mais uma advertência do sábio Salomão relacionado as dívida e a condição financeira, quando o mesmo tratava sobre ao contraste entre a vida que leva o justo e o proceder do ímpio. Ficar fiador e dar o aval a outrem, neste texto Salomão não se restringe exclusivamente a questão financeira, mas neste estar embutido, o referendar a palavra, o avalizar um comportamento ou ação, e o endossar uma duplicata, ou ser fiador de uma dívida contraída, em qualquer das situações quando se afiança para o ímpio e o tolo, o fiador sofrerá severamente, como afirmou o sábio Salomão, ora se já temos “dor de cabeça” quando ficamos fiador de um crente ou irmão, uma vez que nem todos que se dizem servo de Deus, são fieis a seus compromissos  para com seus credores, o que dizer, se um irmão justo e fiel a Deus, e para com seus compromissos financeiros, torna-se fiador de um infiel e estranho, será uma situação angustiante, e que de certo, para não ver sua reputação de homem fiel de temente a Deus jogado na sarjeta, trará também um prejuízo financeiro, ou mesmo um desgaste moral em muitos dos casos irreparável.

Por este motivo Salomão na sequencia do texto aconselha-nos a evitar a situação de torna-se fiador de qualquer pessoa, pois em momento algum o Cristão não esta obrigado por mandamento divino a dar seu aval a outrem, e em se tratando das questões de adoração ao Senhor, o profeta Jeremias foi enfático quando disse: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jr 17. 5), portanto não é pecado algum evita o afiançar atitudes, comportamentos e até dividas de outra pessoa. Não é isto que vai desabonar a nossa conduta de cristão e servo do Senhor Deus, o que desabona a conduta do cristão é não ter misericórdia, e compaixão dos que padecem necessidades, sendo assim vamos seguir o provérbio o sábio Salomão evitar o afiançar para ter tranquilidade e evitar angustias e dissabores. Fiquemos todos na paz do Senhor Jesus. Amém.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário