segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A REPREENSÃO POR CAUSA DO DESPERDÍCIO

"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura." (Is 55. 2)

Deus falava ao seu povo através do profeta Isaias e em suas palavras exorta o povo a buscar a salvação por meio do Messias Prometido em um texto profético (Is 55), descreve como os filhos de Israel deveriam dedicar-se a Deus, e com sede buscar a restauração pela presença do Rebento de Jessé que haveria de nascer entre eles trazendo a gloria e a redenção daquele povo.

O profeta inicia o texto fazendo uma covocação a todo que tem sede em uma metáfora ao desejo pelo que satisfaz o espírito humano, e os convida a vir às águas, águas que metaforicamente representa o prazer da salvação e libertação em Deus através do Messias, e para a satisfação espiritual plena daquele povo não se fazia necessário, investimentos econômicos por parte deles, pois o que poderia satisfazer as suas almas expresso no texto por “vinho e leite”, que são símbolos da satisfação plena, seriam adquiridos sem dinheiro e sem preço, até porque a salvação não pode ser comprada ela é um dom gratuito de Deus para toados quantos desejam e creem no Messias Enviado (Is 52. 3; Rm 6. 23; Ef 2. 8, 9). Reforçando a ideia da salvação como dádiva de Deus, e mostrando a condição em que o povo de Deus vivia distanciado dos mandamentos do Senhor, caminhado e se deleitando nos prazeres mundanos, coisas que não poderiam jamais satisfazer aos anseios de suas almas, Deus os interpela através do profeta: "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?"(Is 55. 2), pois mesmo que eles viessem a gastar tudo que possuíam em prazeres que o dinheiro poderia comprar, as suas almas continuariam vazias, e eles distanciados de Deus, e aprisionados por correntes malignas.  Porem quando viesse o que haveria de vir, o Messias o Cristo de Deus, que pagaria o preço do resgate de suas almas, então bastaria eles ouvirem atentamente a voz do Bom Pastor, e aceitar os seus ensinos, isto é comer o que é bom, deixado os manjares que o dinheiro poderia comprar, que as suas almas estariam saciadas deleitando-se em “gordura” a salvação por Cristo Jesus.

Nesta semana estaremos estudando na EBD uma lição como o tema: A Angústia das Dívidas, e tomado o texto bíblico acima encontramos o próprio Deus interrogando o seu povo a respeito de como eles estavam gastando as dádivas que Deus os havia dispensado em bens e fazenda, mostrando para nós outros que devemos nos preocupar com a administração de nossa vida financeira, para gastarmos o nosso dinheiro com responsabilidade naquilo que realmente necessitamos, sem desperdiçarmos os recursos que o Senhor colocou a nossa disposição, e não venhamos a enveredar por um caminho de muitas dívidas, fora do nosso padrão de consumo, e que nos trarão muitos dissabores e angústias. Amém.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário