sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A PROVISÃO NA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO



“Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade.” (2 Co 8. 14)
“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.” (Ef 4. 28)

O apóstolo Paulo instruía os crentes de Corintos sobre uma coleta de donativos aos Cristãos pobres da Judeia, uma vez que a igreja de Jerusalém enfrentava sérios problemas para assistir os seus necessitados, então Paulo que era filho desta igreja, e apóstolo entre as igrejas gentílicas, empreende uma arrecadação de donativos juntos a estas Igrejas a exemplo das Igrejas da Macedônia, que era uma igreja pobre, porém com generosidade e amor fraternal, foram solicitas aos rogos do apóstolo Paulo e doaram com alegria, não só em bens materiais mais se doaram em prol da arrecadação para assim servirem a Cristo e sua causa a ponto de Paulo lhes tomar por exemplo quando exortava os irmãos de Corintos a também abraçarem a luta que era levar a Judeia, haveres para suprir as necessidades dos irmãos empobrecidos de Jerusalém, e o apóstolo requer dos de Corintos, que assim como eles eram abundantes na fé, na palavra, na ciência, e em diligencia e amor para com Paulo, que eles fossem também abundantes nas doações, e mostra que Deus através do evangelho de Cristo exige de seu povo igualdade entre eles, Vejamos a expressão de Paulo aos crentes de Corintos: “Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade.” (2 Co 8. 14)
Já para os Crentes de Éfeso o apóstolo ensinado sobre o comportamento do Cristão, no servir ao Senhor e a seu próximo, mostra-nos que, para que possamos praticar a generosidade e ter como suprir as nossas próprias necessidades e ainda poder repartir algo com os necessitados é necessário que com as nossas mãos, produzamos o que é bom, isto é, trabalhe e tenha o que repartir com o que tiver necessidade, isto implica que em vez de tomar de outrem o cristão deve procurar produzir e ganhar o suficiente para o seu sustento, e ainda ter para dividir parte dos seus ganhos com os necessitados. Não se refere o apóstolo apenas de uma simples convocação para que o indivíduo deixe de ser ganancioso ou roubador, mais sim que através da mudança operada por Cristo em sua vida o homem passe a ser honesto e generoso contribuído assim para amenizar as aflições dos mais necessitados. Esta também deve ser a atitude a ser tomada pela Igreja de Cristo nos dias atuais para que aqueles que enfrentam escassez e necessidades no seio da Igreja venham ser verdadeiramente alcançados por um evangelho intergral que ampara o ser humano no espírito, na alma e também no corpo. O Evangelho pregado por Cristo e dado por missão a igreja do Senhor na terra (Mt 28. 16-20). Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário