quinta-feira, 30 de agosto de 2012

JÓ PERDE OS CAMELOS E FUNCIONÁRIOS


"Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova." (Jó 1. 17)

Após as duas más notícias daquele nefasto dia Jó se ver diante de mais uma tragédia, pois virem os caldeus em três bandos, e assaltaram e tomaram todos os seus três mil camelos, e não satisfeitos, ainda mataram a espada os servos responsáveis pela guarda e manuseio dos animais, estes amimais eram responsáveis pela capacidade de locomoção a grandes distâncias de toda a fazenda do patriarca pelo deserto, portanto agora que tinha a sua fazenda arruinada pela perda dos bois, jumentas e ovelhas, era natural o patriarca procurar melhoras em outro lugar, porém com mais esta tragédia o mesmo perdera também a capacidade de deslocamento, agora como sair do lugar, sem nenhum haver, como um pobre andarilho em pleno deserto com certeza não iria muito longe. Portanto o homem mais rico de todo o oriente em sua época, em um único dia, perdeu todos os seus haveres inclusive a sua capacidade de locomoção, o que nos dar autoridade para afirmar que Jó em um único dia perdeu tudo que possuía, restando-lhe desde então a mais completa miséria.
Mais é nos momentos mais difíceis de nossa vida que somos constrangidos a reafirmar a nossa fé e a nossa confinação no Supremo Deus, e Satanás sabia muito bem disto, a ponto de fazer a Deus esta afirmação: “Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face!”(Jó 1. 9-11), nesta afirmativa Satanás põe em dúvida a fidelidade e sinceridade do patriarca diante de Deus, dizendo que Jó só mantinha a sua fidelidade enquanto Deus o abençoasse, e se por acaso lhe chegasse a escassez, ou seja se Jó perdesse os bens terrenos que possuía, ele negaria a Deus, e procuraria servir a outro deus que lhe mantivesse sobre as regalias de então. Deus, porém conhecendo o coração do seu servo (Jó 1. 8; 2. 3), permite a provação na vida de seu servo, que diante de toda a tribulação manteve a sua sinceridade para com Deus nos deixado um legado de fé, perseverança e crença no Senhor Deus (Jó 1. 21, 22), sejamos pois fiéis a Deus como foi o patriarca Jó. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário