segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A PRIMEIRA FAMÍLIA


 
“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora idônea para ele. [...] E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e tornando-se ambos uma carne.” (Gn 2:18, 22-24)

Deus ao criar a espécie humana, o faz em duas etapas, primeiro formou do pó da terra o homem e pós no Jardim do Éden com a missão de governar a terra e toda a criação de Deus até então, todo funcionava em perfeita harmonia na criação de Deus, porem o próprio Deus observou e até procurou uma companhia para o homem, que lhe fosse idônea e que estivesse ao seu lado (Gn 2. 19, 20), e vendo Deus e entendendo que aquela situação não era boa, pois Deus sempre se preocupou com a sua criação, logo era necessário para o conforto e felicidade do homem que o mesmo tivesse também uma companhia, para estar ao seu lado e que pudesse dividir com ele as funções de governar a terra, fazê-la produtiva e onde houvesse a perpetuação das espécies e harmonia entre as criaturas, feitas pela mão de Deus.
Diante desta constatação Deus coloca em ação a continuação do seu projeto de criação, põe Adão sobre um sono profundo e lhes retira de seu lado uma costela e desta constitui para o homem uma mulher, portanto o homem foi formado por Deus a partir do pó da terra, enquanto a mulher for formada a partir de uma costela tomada por Deus do homem e assim esta foi criada a imagem e semelhança de Deus, e quando Deus traz aquela mulher diante do homem e este contatando a semelhança dele na mulher e reconhecendo nesta a idoneidade necessária para estar ao seu lado exclama: “ Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos, chamar-se-á varoa uma vez que foi tomado do varão”, produzindo assim um elo de responsabilidade entre ambos, pois assim como o homem tinha a responsabilidade de ordenar e proteger todos o animais integrantes da criação de Deus, inclusive ele próprio, agora por ser a varoa a quem ele chamou de Eva, tomada dele alem de proteger e dar segurança a ela, ele teria ama-la pois assim o fazendo estaria amando a si próprio, enquanto que aquela mulher como auxiliadora, e idônea ao lado do homem não lhe seria inferior ou menor que o homem, seria apenas diferente na função, e uma função que dignifica e a faz única na espécie a capacidade de gerar a vida e ser mãe, o homem como provedor, a mulher com promovedora da perpetuação da espécies, e auxiliadora idônea a quem o homem, pode confiar a criação dos filhos o governar de sua casa, e a assistência ao homem nas suas atividades cotidianas de governar a terra e fazê-la produtiva.
Portanto foi dentro desta perspectiva que Deus constituiu a primeira família a partir do que foi dito pelo próprio Adão: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e tornando-se ambos uma carne.” (Gn 2. 24). E há na atualidade para o bem de toda a sociedade constituída por Deus a partir da família a necessidade da preservação e defesa desta instituição divina a família, construída na forma instituída por Deus: um casal heterossexual com a capacidade de reprodução e que gerem e criem filhos e os eduquem nos termos e na orientação dos principias bíblicos cristãos para que esta sociedade alcance dias mais felizes sobre a terra. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário