quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O ENSINO ACERCA DO DIVÓRCIO

Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.  (Mc 10. 6-12)

Deus criou todas as coisas e tendo Ele criado viu que as obras de suas mão eram boas (Gn 1. 13), mas após criar todas as coisa Deus declara: Não é bom que o homem esteja só (Gn 2. 18), no que Deus decidiu criar a mulher para estar ao lado do homem, sendo uma companhia carinhosa e idônea, e Adão ao receber a Eva declara: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gn 2. 23-24), portanto o divórcio não estava no plano divino, e quando olhamos para o Novo Testamento entendemos que quando Deus uniu o primeiro casal formando a primeira família tinha a disposição de mantê-los juntos, portanto o que Deus uniu não separe o homem.
O divórcio foi tratado por Cristo em ensinamento no evangelho de Mateus com a seguinte expressão: “Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” (Mt 5. 31-32), portanto por conta do pecado, Jesus Cristo neste texto estabelece uma exceção para  dissolver um casamento, que é a infidelidade conjugal, portanto como crente não podemos ser infiéis, logo esta exceção não de aplica a crentes. Já o Apóstolo Paulo trata de outro caso dento de casamentos misto, isto é de um crente casado com um não crente (1 Co 7. 10-15), esta situação ocorre com casais descrentes em que um dos conjugues aceita a Cristo, porem o outro ainda não foi alcançado, a recomendação do apóstolo é para a conciliação e que permaneçam juntos, porem se o descrente tomar a iniciativa de se separar, que se separem uma vez que o irmão ou a irmã Deus os chamou para a paz. Amém.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário