quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A COBIÇA APRISIONA A ALMA



“São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.” (Pv 1. 19)

Cobiça é o ato de se desejar com ganância possuir algo, e que em muitos casos está muito acima do nosso padrão de vida, a Bíblia nos instrui a não entrar pelo caminho da desejar com avidez possui riquezas, bens materiais, e ate a formosura da mulher adultera (Pv 6. 24 -26), pois tal comportamento coloca em risco e alma do homem, podendo leva-lo a desgraça e a perca da salvação. Vejamos o mandamento divino: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” (Êx 20. 17)
A cobiça frequentemente é acompanhada também pelo desejo de prosperidade e pode conduzir ao crime, pois na avidez de possuir riqueza, ser prospero e famoso o homem pode buscar a todo custo o satisfazer a concupiscência dos olhos, e o desejo de seu coração, através da corrupção, suborno, roubo, e até assassinatos, “Donde vêm às guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.” (Tg 4. 1-2)
A busca pela riqueza pode levar-nos a atitudes erradas quanto às coisas materiais. A Bíblia diz em (Lc 12. 15) “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” O amor ao dinheiro é a raiz de muitos males. “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Tm 6. 10). Um dos males causado pela cobiça é o descontrole financeiro, e o endividamento, quanto atraídos por propagandas, e para satisfazer o desejo de possuir, contrairmos dividas muito alem da nossa capacidade de pagamento, o que gera angústia para o devedor, e dificuldade para os seus familiares e até escândalo para a igreja do Senhor, por isto o apóstolo Paulo ensina: “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Rm 7. 7) “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Rm 13. 9)
Portanto Sejamos fiéis ao Senhor Deus, nós abstendo da busca desenfreada dos nossos dias por riquezas, sabedores de que os bens matérias são dádivas de Deus, porem colocar o coração nelas traz consequências danosas a saúde física, financeira e espiritual do homem. A paz do Senhor a todos.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário