quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EVANGELISMO NO LAR



“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.” (At 16. 1-2)
“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” (2 Tm 1. 5)

Na lição desta semana na EBD estamos estudando as questões relacionadas à divisão espiritual no lar, nos texto em pauta temos Timóteo um jovem que se agregou ao ministério de Paulo, vindo depois se tornar pastor na cidade de Éfeso, este jovem fruto de um lar dividido na sua devoção espiritual, uma vês que a sua mãe era uma judia que se converterá ao evangelho, porem o seu pai era um grego, mas pelo que entendemos do texto e de acordo com o que foi revelado pelo texto sagrado a respeito do ministério deste jovem pastor, podemos afirmar que a sua mãe, a Irmã Eunice, teve um comportamento exemplar quanto ao ministrar o evangelho dento do seu lar, ministração esta compartilhada pela sua avó, a Irmã Lóide, a ponto do apóstolo Paulo ao endereçar a sua segunda carta a este pastor assim se expressou: “A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso. Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Tm 1. 2-6)
Entendemos que evangelizar no lar, quando se vive uma situação de casamento misto é bastante conflitante principalmente quando o cônjuge não crente não observa na vida do crente a transformação propagada por este, portanto nestes casos as palavras devem ser poucas e com muita prudência e sabedoria divina, e antecipadas por ações que venham de fato comprovar aquilo que se quer transmitir, o cônjuge crente prega ao não crente muito mais por suas ações e práticas do que por palavras, logo o cônjuge crente deve ser o exemplo na criação e orientação do filhos pela palavra de Deus, no cuidado com os afazeres e compromissos domésticos: a mulher crente não pode deixar a casa desorganizada, as refeições da família por fazer, a pia cheia de louça sujas, e a lavanderia abarrotada de roupas por lavar, num total desleixo para com o trato domestico, sobre a alegação de que estava fazendo a obra de Deus ou mesmo que o culto terminou mais tarde ou até mesmo que passou o dia no circulo de orações pela família, o marido não crente não vai compreender isto, e julgará que a Igreja e o evangelho está atrapalhando a harmonia do seu lar. Da mesma forma o Irmão crente não pode deixar de auxiliar sua esposa nas atividades cotidianas, ou mesmo deixar de realizar pequenos reparos na casa, ou ainda faltar ao serviço acarretando um prejuízo financeiro a família sobre a alegação de que tem que agradar ao Senhor e que não pode se atrasar para o culto ou mesmo faltar a este, em casos de demandas mais urgentes do seu lar, a mulher não crente não entenderá a atitude do crente e a insistência neste comportamento levará a esposa descrente a afastar-se cada vez mais da Igreja e do evangelho. Portanto faz-se necessário que os cônjuges crentes se portem com sabedoria diante dos parceiros não crentes, procurando horários adequados para comparecer aos cultos, sem esquecer-se de suas responsabilidades para com a família, e assim poder ganhar o descrente sem palavras, pelas suas atitudes e bom exemplo de Cristão. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário