terça-feira, 14 de agosto de 2012

A NECESSIDADE DA DISCIPLINA



“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” (Pv 23. 13-14)

Temos no texto o Rei Salomão agora em seus provérbios de sabedoria, admoestando-nos sobre a educação de filhos e sobre vários outros preceitos morais conforme o mandamento bíblico. Neste principio Salomão atesta o direito e a responsabilidade dos pais para disciplinarem os seus filhos uma vês que a falta desta pode trazer vários transtornos e distúrbios no desenvolvimento psíquico da criança tornando-se um adulto insensato e que a sua alma tenderá ao inferno.
Mais o que é disciplina, neste texto esta exemplificado pela “vara”, portanto disciplina á a imposição de limites e parâmetros de comportamento a ser aplicado na criação dos filhos, que se infligidos estes (os filhos) estarão passiveis de corretivos. Sendo assim os pais e responsáveis tem a obrigação de definir tais limites com a finalidade de preservar a integridade moral dos filhos e os conduzir por um caminho de responsável e proveitoso para si próprio e para com a sociedade em que estar inserido. Uma coisa há de se destacar aqui, disciplina não é castigo, no passado não muito distante vamos encontrar crianças sofrendo vários tipos de agressões físicas e morais a titulo de disciplina eram castigos cruéis tais como: colocar a criança de joelhos sobre grãos de cereais, surras de palmatória, cipó, cordas, e etc. bofetadas, queimaduras, e até banho de salmoura em cima de ferimento causados pelas agressões, isto não é disciplina, e não pode em hipótese alguma fazer parte dos corretivos aplicados pelos pais as seus filhos, e principalmente por aquele que se dizem cristão.
Agora a disciplina pela imposição de limites, e com corretivos moderado, com base no amor e no cuidado dos pais para com os filhos, este tem respaldo bíblico e conduzirá a criança a alcançar uma maturidade feliz e responsável. Vejamos alguns textos de Provérbios sobre o tema: “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” (Pv 13. 24), “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.” (Pv 22. 15),A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” (Pv 29. 15). Portanto, meus irmãos vamos educar os nosso filhos na admoestação da Palavra de Deus sabendo que a disciplina aplicada corretamente e com amor, não vai matar a criança, mas distanciara a sua alma do inferno. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário