terça-feira, 21 de agosto de 2012

HONRANDO A DEUS COM OS HAVERES



“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos.”  (Pv 3. 9)

Exortando-nos sobre a excelência da sabedoria o rei Salomão no terceiro capítulo do livro de provérbios nos adverte quanto alguns princípios que acrescentarão felicidade ao viver do homem sobre a terra, no texto ele fala de guardar os mandamentos do Senhor, para o homem desfrutar de longevidade e paz em seus dias sobre a terra, agir com benignidade e fidelidade, para ser bem aceito, e sábio diante de Deus e dos homens, confiar plenamente e unicamente em Deus, e assim poder trilhar por caminhos retos, temer ao Senhor e aparta-se do mal, para ter uma vida tranquila com paz de espírito, honra o Senhor com todos os seus haveres, para viver bem e ter prosperidade, aceitar a repreensão de Deus, uma vez que ele sendo um pai que ama a seus filhos, os corrige com amor. Quem pratica tais princípios, sábio é, e quem adquire sabedoria, busca para si uma joia preciosa, de valor superior a ouro refinado.
Mais o que significa honrar ao Senhor com toda a fazenda (ou bens)? É nós colocarmos como despenseiros de Deus, Dele são todas as coisas e Ele nos fez administradores destes bens, que devem sempre estar a Sua disposição para que Ele possa através destes bens, proporcionar o crescimento do seu Reino, portanto sendo do Senhor todos os nossos bens, estes deverão ser administrados com cuidado e austeridade, devem proporcionar renda e bem estar para quem os administra por esta causa o crente, devem procurar gerir bem a sua vida financeira fugindo do consumo irracional, impulsivo, que o pode levar a um estado de consumo compulsivo, trazendo transtornos para si, para os seus e até escândalo para a igreja de Cristo. Alem de honra a Deus com os bens, não devemos nos esquecer de quando obtemos uma renda, nela estar embutida uma parte que é devida a Deus, isto nos fala dos dízimos que são do Senhor e que deve ser recolhida a casa do Senhor. Quando assim procedemos cumprimos o mandamento do Senhor, recebendo dele graça de paz e felicidade sobre a terra, “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Pv 3. 9-10). A paz do Senhor a todos.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário