sábado, 1 de setembro de 2012

DEUS RESTAURA A SORTE DE JÓ

E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.  (Jó 42:10-12)

Jó um homem de Deus, um servo fiel, temente, justo e que se desviava do mal, porém não escapou da provação de Deus, e Satanás lhe devorou todos os seus bens, seus filhos, sua saúde, e até a sua esposa em um ato de desespero por ver a lastimável situação do patriarca lhes disse: “Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.  (Jó 2. 9), Mais o patriarca que mantinha a sua fé firmada em Deus, e servia a Senhor pelo que o Senhor era, o Deus vivo, fiel e verdadeiro, criador de todas as coisas, e não pela benção que o Senhor Deus havia lhes proporcionado assim respondeu a sua mulher:“Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2. 10), portanto foi esta fé e confiança no Deus vivo, a base para que Jó passasse por toda aquela aflição, como muito choro e lamento sim, com resignação, e até  amaldiçoando o dia do seu nascimento, e algumas das vezes desejado até a própria morte. (Jó 3; 7; 13), porém sempre mantendo a sua fidelidade e sinceridade para com Deus, e intercedendo pelos seus amigos que o acusavam de transgressão aos mandamentos divino.
E em uma destas orações Deus se lembra do seu servo Jó e lhe retira do cativeiro, lhe restituindo a sua fazenda, sua família, sua saúde, e os bens que perderá. O Senhor repõe em dobro todos os bens do seu fiel servo, no que afirma o escritor do Livro de Jó, no seu segundo estado, Jó foi mais abençoado que no primeiro.
Portanto se você enfrenta escassez, e aflições, com perdas materiais,  que aos teus olhos são irreparáveis, em meio a esta aflição procure buscar em Deus o crescimento de tua vida espiritual, mantenha a tua fé e confiança no Deus provedor de todas as coisas, não murmure ou atribua a Deus falhas na condução da benção para a tua vida, ou mesmo abandone o teu caminhar diante do Senhor o teu Deus, antes reconheça a sua soberania na tua vida, seja paciente na tribulação, ore por aqueles teus amigos que te acusam de transgressão, e espere em Deus que ele estar próximo de virar e teu cativeiro e te conceder mais uma grande vitória. A paz do Senhor a todos. Amanhã e domingo vamos todos a Escola Bíblica Dominical. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário