quinta-feira, 6 de setembro de 2012

AS MALDADES DOS FILHOS DE ELI



“Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR. Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.” (1 Sm 2. 22-25)

A Bíblia descreve os filhos do sacerdote Eli, como filhos de Belial, “Era, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR. (1 Sm 2. 12), a expressão significa que os filhos do sacerdotes eram pessoas más, sem nenhum valor (1 Sm 30. 22), que não conheciam ao Senhor Deus, apesar e ter acesso a lei e estarem constantemente servindo no templo, isto nos mostra que eles não possuíam qualquer conhecimento íntimo e pessoal com o Deus vivo e verdadeiro, é o que podemos deduzir, pelo que a palavra de Deus descreve das atitudes e obras destes rapazes, pois era inaceitável para um filho do sacerdote que fora criado no templo e tinha como tarefa por hereditariedade e unção de Deus da continuidade as atribuições do seu pai na apresentação do sacrifício diante do altar do Senhor, pois estes se apoderavam indevidamente de porções do sacrifício, mesmo antes do Senhor receber a parte que Lhe era devida (I Sm 2. 12-17), tratando a oferta ao Senhor como coisa vil, alem de se prostituirem  com as mulheres que, por causa deles se ajuntavam em bandos  na porta do templo, pecando e fazendo o povo pecar.
Portanto encontramos neste texto o Sacerdote Eli, repreendendo os seus filhos por suas más obras, porem entendemos que o Pai Eli, foi muito condescendente com os seus filhos, e até negligente quando ao ensino dos mandamentos de Deus a seus filhos, pelo que Deus contemplando a maldade dos filhos de Eli, lhes impõe uma sentença trágica, alem deles perderem a vida, a Arca da Aliança do Senhor foi tomada pelos filisteus, e o próprio sacerdote ao saber das noticias trágicas da morte dos filhos e da tomada a Arca do Senhor, caiu de uma cadeira em que estava assentado e expirou tomado Deus juízo sobre as maldades praticadas pelos filhos de Eli, sobre a conivência do pai. Assim Deus puniu a casa de Eli, e fez a Samuel sacerdote em seu lugar. Logo entendemos que aqueles que praticam a maldade, e se deviam para a iniquidade, Deus os contempla e jamais se deixara escarnecer, há seu tempo se voltará para os tais trazendo sobre eles o justo juízo, portanto fiquemos com advertências do sacerdote Eli: Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? (1 Sm 2. 25). A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário