quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DEUS ABORRECE O CORAÇÃO DO SOBERBO

“O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.” (Pv 8. 13)

Soberba, o sábio Salomão discutiu inspirado por Deus, em sua obra literária grafada na Bíblia Sagrada no livro de Provérbios de Salomão, ensinamentos e conselhos, para o homem fugir deste comportamento perverso que é a soberba na vida do ser humano, nestes ensinos ele nos mostrar através de muitos exemplos, e com um discurso agressivo o que o homem é capaz quanto tem o seu ser dominado pela soberba e pelo desejo desenfreado de buscar para si fama e sucesso. Vejamos alguns conselhos do Salomão: “A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.” (Pv 29. 23), “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Pv 16. 18) , “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11. 2) , “Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.” ( Pv 13. 10) , “Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.” ( Pv 14. 3), “O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba.” (Pv 21. 24).
O que contemplamos na atualidade são pessoas que se dizem crentes e, portanto discípulos de Jesus, que tem a sua vida completamente dominada pela soberba e pela busca do sucesso, fazendo destes comportamentos o motivo maior da sua existência e até do seu servir a Cristo, mas o ensino sagrado é: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 Jo 2. 15-17), e se alguém busca tem a benção de Deus, e o reconhecimento publico do povo de Deus, se faz necessário seguir os passos do Nazareno, buscando nele a motivação verdadeira para ser um discípulo de Cristo, que a essência é amar e servir ao Senhor Deus com um coração integro e sincero para com Ele e para com os homens. (Jo 13. 34, 35).
Portanto meus amados irmãos, vamos buscar em Cristo a verdadeira motivação para uma vida espiritual abundante, sabendo que ao soberbo Deus o abaterá, porém aos humildes ele lhes restaurará as forças no dia da aflição. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário