segunda-feira, 10 de setembro de 2012

QUEM NÃO CUIDA DA FAMILIA É PIOR QUE O INFIEL



“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (1 Tm 5. 8)

Paulo, apóstolo de Cristo, escrevia ao jovem pastor Timóteo dando-lhe vários conselhos que devia ser seguidos por ele como ministro na casa de Deus e despenseiro dos bens espirituais de Deus sobre os seus filhos, portanto as palavras, do apóstolo inspiradas por Deus nos serve de parâmetro divino a ser seguido também pela igreja Cristo da atualidade, entre estes conselhos destacamos o texto acima que se refere ao cuidado que o cristão deve ter para com os seus, isto é, para com os da sua família, como esta semana estaremos estudando uma lição na EBD sobre “As Dores do Abandono” iniciamos o nosso estudo tratando das responsabilidades pelo o cuidado do crente para com os seus familiares.
O cristão é instruído por Paulo a ter cuidado com os seus parentes próximos, isto é, seus familiares imediatos, tais como, pais, filhos, conjugues, avos, irmãos e etc., e afirma que não cuidar dos seus é mesmo que negar a fé, vejamos a recomendação de Deus a respeito dos pais: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êx 20. 12), este mandamento inda foi arguido por Paulo quando falava sobre deveres domésticos aos crentes de Éfeso (Ef 6. 2, 3), portanto do cristão é exigido pelo mandamento de Deus o cuidar bem dos seus, e se assim não o fizer, este negou a fé e é pior que os infiéis, pois se o cristão não cuida sequer de sua própria família a qual lhe foi dada por Deus como dádiva, como pode este amar e cuidar sinceramente do próximo necessitado e carente conforme o ensinado por Cristo pela parábola do bom samaritano. (Lc 10. 29-37).  Fiquem todos na paz do Senhor. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

2 comentários:

  1. gostei verdadeiramente é importante cuidar de nossas familia.

    ResponderExcluir
  2. gostei verdadeiramente é importante cuidar de nossas familia.

    ResponderExcluir