sábado, 22 de setembro de 2012

DEVEMOS APRENDER DO SENHOR


“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mt 11. 29)

Tomar o jugo, aqui significa erguer voluntariamente sobre a cabeça e colocar sobre o pescoço aos ombros uma canga (instrumento rústico que se coloca sobre animais para possibilitar atrela-lo a um carro ou arado ou a outro animal e etc.), Logo, este tomar o julgo para Cristo seria se submeter voluntariamente e plenamente a vontade de Deus. Não que Cristo fosse governado ou controlado ou mesmo escravizado por qualquer obrigação e ou religião, ou ainda escravizado por qualquer obra, mas Cristo é constrangido pela vontade de seu Pai. A vida ministerial de Cristo na terra foi inteiramente dedicada a realizar as obras as quais Deus havia lhe incumbido entre os homens, (Jo 4. 34; 5. 30; 6. 38, 39), Ele foi completamente submisso a vontade de Deus (Jo 6 39-42; Fl 2. 5-8), por tudo isto Ele com toda autoridade nos ordena a aprender Dele.
E neste aprendizado continuo com Cristo que é a vida do crente, Cristo nos instruí a ser manso, isto é não resistir à oposição, e ser humilde que quer dizer não ter amor próprio, pois diante de toda a oposição Cristo foi manso, ou brando, sempre tratou os seus opositores com mansidão e brandura, foi o caso do soldado que o havia de prender do qual Pedro lhe decepou a orelha, Jesus tomado à orelha de Malco, pois no devido lugar e ainda repreendeu a Pedro. Quando levado ao martírio no calvário, suportou todas as afrontas e maus tratos não abriu a boca, e o profeta Isaias refere-se: “Como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Is 53. 7). E durante qualquer rejeição sempre foi humilde de coração, vejamos o caso de Jerusalém e a oração dirigida ao Pai intercedendo pelos seus agressores; “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.” (Lc 13. 34-35); “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” (Lc 23. 34), mas submeteu-se totalmente a vontade de Deus sem querer fazer coisa alguma em beneficio próprio, e sem esperar obter para si mesmo nada em troca, porém movido de intima compaixão pelos pecadores perdidos entregou a sua vida em resgate das vidas destes, sendo estes seus inimigos, cumprindo assim todos os desígnios da soberana vontade de Deus. Sendo assim Cristo tinha descanso em seu coração e estava plenamente satisfeito em cumprir a vontade de seu Pai.
Portanto quando aprendemos do Senhor Jesus, o salvador de nossas almas, e tomamos voluntariamente sobre nos o julgo de Cristo, encontramos também descanso para as nossas almas, e este jugo é algo que impregnado na alma do homem, e surge na nossa vida de dentro para fora, do interior o homem para o exterior deste, algo não só pregado em palavras, mas referenciado por ações de louvou a Deus e socorro ao próximo, portanto não é algo meramente da natureza exterior do homem, mais sim algo que marca a alma e o ser interior, trazendo benefícios a este homem bem como a comunidade que estar a sua volta, esta deve ser a verdadeira motivação para a vida do cristão. A paz do Senhor a todos, um ótimo fim de semana, e uma boa aula na EBD no domingo. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário