terça-feira, 18 de setembro de 2012

TENDO UM CORAÇÃO DE CRIANÇA


“E, tendo partido dali, caminharam pela Galiléia, e não queria que alguém o soubesse; Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia. Mas eles não entendiam esta palavra, e receavam interrogá-lo.”
“E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou.” (Mc 9. 30-37)

Ser o primeiro, ter a primazia entre os demais, ser reconhecido como o melhor e ser lembrado entre tantos, por esta causa muitos tem se digladiado e se martirizado, uma vez que não consegue enxergar os belos ensinamentos do Mestre, manso e humilde de coração, (Mt 11. 29). Jesus sempre exortou e ensinou os seus discípulos a humildade e a buscar em primeiro lugar do seu Reino e da sua justiça que as demais coisas da vida seriam dada os seus servos por acréscimos, (Mt 6. 33; Lc 12. 31). Porém deste os dias de Cristo na terra que entre os seus discípulos, sempre vamos encontrar alguém querendo ser o destaque, o primeiro, e isto também tem provocado nestas pessoas ansiedade, angustia e desprazer, (Mt 6. 25-27) e quantos tem até deixado a sua caminhada de fidelidade e amor a causa do Reino de Deus, em busca da fama, e do trono do reconhecimento humano, e muitas vezes têm este reconhecimento, porém a vida continua vazia e sem Deus, levando o homem a infelicidade.
Os discípulos de Jesus no texto de hoje, discutiam entre eles a respeito de quem seria entre eles, o primeiro, aquele a quem o mestre e os demais dedicavam o maior respeito e consideração, aquele no qual estava a responsabilidade de liderar o grupo na ausência do Mestre, e Jesus conhecendo-lhes o coração, lhes coloca diante um paradoxo, se alguém se coloca na posição de primeiro, este deve ter o comportamento de ultimo, e além do mais ser o servo dos demais, e tomado uma criança no colo, instrui o receber a Cristo deve ser despretensioso, e receber a Cristo como aquela criança. Pois que recomeça poderia dar aquela criança a qualquer uma dos discípulos, ou mesmo a que posto poderia ela levar qualquer um deles? Portanto no servir a Cristo fomos chamados para ser servos, e se Deus por sua infinita graça nos concede alguns dons ou cargos ministeriais, sejamos sabedores que tais dons e cargos nos fazem mais servos, porque agora temos a responsabilidade de distribuição dos bens espirituais de Deus para com os seus demais servos logo no Reino de Deus o ministro é o servo dos servos.
O próprio Cristo em um profundo exemplo de humildade antes de ser levado ao calvário tomou uma tolha de deitou água em uma bacia e lavou os pés dos seus apóstolos, e os ensinou: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” Jo 13. 13-17). Sendo assim tendo um coração de criança, vamos servir a Deus e a nossos irmãos e próximos, sem buscar os primeiros lugares na igreja de Cristo, e que não esteja nestas coisas a nossa motivação para servir ao Senhor. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário