segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O PADECIMENTO DO APÓSTOLO


“E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. [...] E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” (Atos 9. 5, 16)

Já no inicio de sua caminhada cristã do apóstolo Paulo, ele é advertido pelo Senhor Deus de que não seria fácil a vida se decidisse por se insurgir conta os propósitos de Deus em sua vida, “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” (Atos 9. 5), e analisando as páginas sagradas vamos descobrir na trajetória ministerial deste homem de Deus o cumprimento na integra do que foi dito por Cristo a seu respeito a Ananias nos momentos que antecederam a sua conversão ao evangelho de Cristo, “E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” (Atos 9. 16), uma vez que depois do Senhor Jesus, este homem embora não sendo um dos discípulos que andou ao lado do mestre em sua caminhada terrena, este foi com certeza o que mais sofreu por amor ao evangelho de Cristo.
A carreira ministerial deste apóstolo foi marcada por uma intensa prática de implantação de Igrejas, principalmente nas cidades da Ásia Menor, pelo discipulado e formação de lideranças nativas nestas localidades, e pelo seu incansável trabalho na defesa da fé cristã, entendemos que o Apóstolo Paulo foi lapidado pelo Espírito Santo para nos servir como exemplo de um verdadeiro apóstolo de Cristo que teve uma vida plena em Deus mesmo enfrentando grandes aflições. Vejamos um discurso do próprio apóstolo sobre a sua trajetória de lutas e aflições: “São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.” (2 Co 11. 23-28).
Portanto, Paulo mesmo tendo um intenso trabalho apostólico que atendia a comunidades inteiras como a pregação e o ensino do evangelho de Cristo, vamos encontra-lo no final de sua jornada terrena, já preso em Roma suplicando o amparo das Igrejas e dos inúmeros discípulos aos quais o apóstolo com amor os levou o conhecimento de Cristo (2 Tm 4. 9-11). A vida de Paulo nos mostra que mesmo sendo fiéis obreiros da causa de Senhor Jesus podemos ser vitimas de abandono traição e desprezo por parte de alguns durante a nossa jornada cristã, o que aconteceu a Paulo poderá acontecer também com você, e como você tem se prepara para enfrentar tais situações? É esperando no Senhor Jesus, e fazendo da vida eterna em Cristo no nosso alvo a ser alcançado que mesmo enfrentado qualquer dificuldade vamos poder orar e agradecer como fez o apóstolo dos gentios,“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Tm 4. 6-8). Portanto eis aí o segredo para um viver pleno e feliz mesmo em meio às tribulações e aflições da vida. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário