sábado, 8 de setembro de 2012

DEUS PURIFICA O SEU POVO DE TODA A MALDADE


“Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados.” (Ez 36. 33)

Deus exortava o seu povo por meio do profeta Ezequiel, durante os dias do cativeiro deste povo em Babilônia, Ezequiel foi um profeta que viu a invasão de Jerusalém por Nabucodonosor rei da Babilônia, sendo ele também levado cativo, junto com o rei Joaquim de Judá, e outros dez mil príncipes de Judá, entre eles, líderes militares, artífices e ferreiros (2 Rs 24. 8-16). No texto em destaque temos a profecia deste homem de Deus a respeito da restauração de Israel, no pós-cativeiro, e Deus em bem claro em suas afirmações, o Senhor haveria de restaurar aquele povo não por merecimento do povo, mais sim por amor ao nome do Deus Altíssimo, nome este, que aquele povo havia profanado indo após os ídolos, e o povo tinha se contaminado com os seus caminhos e com as suas ações o que prova que as suas maldades era a causa deles terem sido levados cativos (Ez 36. 21-23, 32), e de não tinham maias condição de restauração, pois as suas atitudes diante de Deus eram reprováveis e condenáveis, sendo assim por suas iniquidades eles havia afastado o perdão de Deus para as transgressões.
Mais Deus tinha um nome a zelar, e até entre as nações se falava: São estes o povo do Senhor, porém tiveram que sai da terra dele. (Ez 36. 20), então Deus resolveu por fim a esta profanação e promoveu a purificação do povo de Israel de sua maldade e do seu pecado e nas palavras do profeta encontramos: “E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.” (Ez 36. 24-28). 

Temos nesta profecia o compromisso de Deus em restaurar o povo de Judá, pois em restaurado aquele povo estaria também mostrando para os gentios que Deus era o Deus vivo que criou todas as coisas e soberanos sobre todas elas, Sendo assim para levar o povo de volta a terra que Deus havia dado a seus pais por herança, Deus os purificou de todas as suas iniquidades a ponto dele se sentirem enojados das coisas que anteriormente havia praticado conta o Senhor o seu Deus.
A restauração de Israel no pós-cativeiro Babilônico, trouxe uma restauração espiritual, social, econômica, moral e política, mostrando a todos que aquele povo embora não tivesse a condição por si só de buscar uma restauração, aquele povo era o povo de Deus, que levara os Seu nome entra as nações e só isto era o bastante para que Deus os reconduzisse ao seu devido lugar, porém sem antes promover a limpeza e purificação uma vez que Deus e Santo, e para estar diante dele é necessário ao homem viver em santidade e novidade de vida. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário