quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O CAMINHO QUE LEVA À VIDA


“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mt 7. 14)
 “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” (2 Tm 2:4)

Jesus instrui os seus discípulos quanto às aflições da vida, orientando que estas seriam uma constante enquanto eles estivessem no mundo, porém os que tivessem Nele, Isto é coma sua fé firmada em Jesus, estes sim teriam paz (Jo 16. 33), Este texto que podemos adotar como o texto áureo deste 3º trimestre de lições da EBD, que tem como tema: “Vencendo as aflições da Vida”, nos dá subsidio para a obtenção de uma, “vida plena mesmo em meio às aflições”, que é o tema desta ultima lição estuda neste trimestre.
Hoje veremos as características do caminho que vamos trilhar neste mundo, Cristo esta nos ensinado que já na porta teremos dificuldades, pois a porta de acesso a este caminho é estreita, e tendo Jesus dito, “Eu sou o caminho” (Jo 14. 6), e sabedores de que é Jesus quem nos dá paz, e vida abundante nas aflições, então logo no acesso a Cristo o homem já encontrar as primeiras dificuldades do seguir a Cristo, o próprio Jesus disse: Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo ou renuncie a si mesmo tome sobre si a sua cruz e siga-me, (Mt 16. 24; Mc 8. 34), portanto não é de qualquer maneira que nós temos acesso a Cristo, porém se O buscarmos com diligencia, e aceitarmos seguir os seus passos com resignação, vamos ter aflições durante todo o percurso de nossa jornada terrestre, porém vamos ter Cristo ao nosso lado nos livrando do maligno e nos garantindo plena paz em meio as lutas. E no ensino de Cristo ainda temos ainda outras características do caminho a ser trilhado, por aqueles que querem ter uma vida com Jesus Cristo, o caminho é apertado e não são muitos os que acertam com ele, isto fala das dificuldades das lutas durante a jornada, mas estando em Cristo o salmista nos garante: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.” (Sl 34. 19).
Já o apóstolo Paulo nos instrui quanto à atenção e dedicação que se espera daquele que decidirem aderir a Cristo, e trilhar por este caminho estreito, quem assim se alista nesta jornada, tem de esquecer as demandas do presente século, uma vez que Jesus não aceita que seus soldados, tenham uma dupla atividade, ou seja, aqueles que decidem por seguir a Cristo, não poderão servir a Cristo e dar algumas flertadas como o mundo, ou mesmo servindo ao mundo dar algumas flertadas com Cristo. E é isto o que muitos têm buscado e vivido nos dias atuais, embora frequente os nossos cultos, não tem o menor compromisso com Cristo, e mesmo dizendo-se cristão, o mundo não o reconhece como tal, e em muitos casos servem de escândalo ao evangelho de Cristo, os tais têm a Cristo apenas para receber dele as bênçãos, e ao menor sinal da tempestade já se desespera e abandona o barco e o fim destes será a perdição eterna, porém os que militam legitimamente, e que agradam a Cristo por sua conduta de fé e prática, passarão pelas aflições da vida, tendo como lenitivo a certeza de que Jesus estar do seu lado e lhe concederá a paz em meio a qualquer vendaval. A paz do Senhor!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário