quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SOFRIMENTOS E ANGÚSTIAS


“Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.” (2 Co 2. 4)

Voltando mais uma vez as cartas Paulinas, o apostolo escrevia aos crentes de Corintos a sua segunda carta, comunicando aqueles crentes de suas angustias e sofrimentos, pois os amava muito e pretendia visitá-los em breve, mas não queria falar-lhe de suas tristezas ao encontra-se com aqueles irmãos uma vez que pretendia desfrutar com eles de dias de alegria e gozo no Senhor, por isto lhes escrevia esta segunda carta com o objetivo de informa-lhes de suas tribulações e angústias não que Paulo pretendesse que os de Corintos sofressem com as angústias de Paulo, porém queria demonstrar todo amor que sentia por aqueles crentes.
Analisando o conteúdo desta carta, observamos que embora estivesse sido escrita em meio às muitas lagrimas do apóstolo, ela reflete também a intensa comunhão do apóstolo com Cristo, mostrando assim que o apóstolo tinha uma vida abundante em Cristo, mesmo em meio a todas as aflições por que passava. Em continuação ao que escrevera na sua primeira carta, até porque esta foi escrita muito provavelmente pouco tempo após aquela, em razão do encontro do apóstolo com Tito em terras da Macedônia (At 20. 1; 2 Co 7. 5, 6) e receber deste as informações da boa receptividade das palavras de sua primeira carta em o crentes de Corintos,  nesta carta Paulo fala especificamente do cuidado de Deus em preservar a sã doutrina se utilizando de homens fiéis, como Paulo e outros, com o objetivo de manter a integridade da palavra de Deus. Paulo visava com isto consolar aqueles crentes, preveni-los dos falsos mestres que se infiltravam no meio deles persuadindo-os a esfriarem na fé, e desestimulados abandonarem os ensino defendidos pelo apóstolo Paulo, assim Ele defende a sua autoridade apostólica diante deles e continua em seu ministério de exortar e ensinar as coisas sagradas ( 2 Co 2; 12; 13)
Portanto meus irmãos, o ter uma vida abundante em Cristo, não significa viver uma vida longe de angustia e sofrimento, Porém ter uma vida de plena comunhão com Cristo, mesmo em meio às muitas aflições, tendo que defender a sua diante dos falsos crentes, mostrar sua autoridade de Cristão como servo do Deus todo poderoso, levar conforto aqueles que mais precisam e manter a sua fidelidade para com Deus, sabendo que Ele nos assiste em todas as nossas dificuldades. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário