sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DEVEMOS TER UMA MOTIVAÇÃO NOBRE


“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” (Fl 4. 8-9)

Paulo instruindo aos Filipenses nos dá a ideia de qual deve ser a verdadeira motivação do crente para que ele possa alcançar uma vida espiritual abundante, uma comunhão perfeita com Deus, e uma convivência pacifica e feliz com o seu próximo. Ele instrui a buscar, o que é verdadeiro, isto é verdadeiro eticamente, é o verdadeiro que traz proveito e tem boa reputação, pois uma coisa pode ser verdadeira, porém só trazer vergonha e iniquidade. Buscar o honesto, venerável, digno de reverência, nobre, o que exprime a ideia de respeito, inspira e produz reverência. Buscar o justo, que tem retidão, e produz a reta justiça e equidade diante de Deus e dos homens. Investir no que é puro, isto é, simples na intenção e nas ações, sem mistura, tendo sempre em mente a sinceridade e a pureza como uma criança. Procurando sempre o que é amável, isto é, amado, agradável e querido, bom e desejável por aqueles que amam a Deus. Buscando o que é de boa fama, isto é, de boa reputação, atraente, encantador e gracioso. Aquilo que tem virtude, excelência, energia ética, coisas dignas de louvor, nestas coisas e virtudes exorta o apóstolo aos crentes de Filipos a pensar, isto é, deliberam avaliarem e consideram repetidas vezes, desta maneira aqueles cristãos poderiam renovar a suas mentes para não tomarem a forma do mundo (Rm 12. 2).
Seguindo o ensino Paulo agora ele sugere aqueles crentes, a seguirem o exemplo dado por ele próprio, pois o apóstolo tinha a autoridade para assim instruí-los uma vez que encontramos na vida deste homem de Deus, as marcas do seguir os passos de Cristo, daí o apóstolo se expressar: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” (Fl 4. 9), ao ordenar aos Filipenses; fazei, Paulo exortou a pôr em prática ou encarregar-se de fazer tudo que tinha obtido dele. Se fizessem tudo o que Paulo instruiu, aqueles crentes perceberiam a presença do Deus vivo e verdadeiro, que é a única fonte de paz.
Portanto se almejamos obter de Deus a benção, buscando uma vida de integra de dedicação ao serviço de Deus, devemos fixar a nossa motivação, no servir a Deus com alegria, inspirados no ensino do apóstolo Paulo aqui mencionado, praticando o que aprendeu e recebeu de Deus através da ministração da Palavra de Deus, dispensada ao seu povo por homens e mulheres de Deus, aos quais Deus têm chamado e capacitado para tal ministério. Fiquemos todos na paz do Senhor.  Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário