terça-feira, 25 de setembro de 2012

A SOLIDÃO DO APÓSTOLO

“Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” (2 Tm  4. 9-11)

O Apóstolo dos gentios, no fim de seus dias, preso em Roma, e reclamando o abandono por parte de alguns dos seus companheiros de jornada, o apóstolo sentia a solidão e saudades dos muitos irmãos que haviam ficado nas cidades por onde passou em suas viagens missionárias. Mas, Paulo embora se sentindo na solidão, não o era infeliz, porém gozava de uma intensa e vigorosa comunhão com Cristo e assim se expressou: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” (Tm 4. 17-18).  O apóstolo tinha uma plena comunhão com Deus, através de Cristo Jesus, o que lhe garantia uma vida abundante, mesmo enfrentado grande tribulações na sua jornada terrena.
Portanto podemos afirmar que para se ter uma vida plena as aflições, se faz necessário primeiro estar em Cristo, ligado a Ele e desfrutando de uma estreita e duradoura comunhão com Ele. Jesus ao instruir seus discípulos quanto às aflições desta vida nos afirma: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16. 33). Vejamos que o Mestre antes de se referir as aflições, Ele inicia dando a receita da vida plena em meio a elas, enquanto no mundo os discípulos enfrentariam as aflições, a promessa de Jesus não era livrar os seus servos de todas as aflições da vida, quando aceitassem a Cristo e tivessem fé Nele, como querem e ensinam os da doutrina da confissão positiva e ou os da doutrina da prosperidade, o Mestre afirma no mundo tereis aflições, enquanto estivermos no mundo teremos consequentemente tribulações. Mas vamos obter paz em meio às tribulações, isto é vida plena, quando estivemos arraigados em Cristo e com bom ânimo fizermos a sua vontade, isto é, seguirmos os seus passos, andando na direção indicada por Ele e guiados pelo Espírito Santo, aí sim temos condições de ser feliz e vencer o mundo.
Já o apóstolo Paulo nos garante, e ele é prova inconteste disto, que nos estando em comunhão com Cristo nada nos poderá separa do amor de Deus: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8. 37-39). Portanto meus irmãos se almejamos uma vida plena em meio as aflições, a exemplo de Paulo que se sentia abandonado, e solitário em Roma, mais tinha paz de espírito por Cristo Jesus, devemos buscar com diligencia estar cada vez mais próximo de Cristo. Sabendo que aquele de se aproxima Dele passa também a ter as Suas características impressas no seu modo de viver, e assim como Ele foi perseguido, assim também o será aquele que Dele se aproxima, mas estas tribulações nos conduziram cada vez mais para perto de Senhor Jesus, e nos levaram a uma vida abundante Nele mesmo em meio as aflições. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário