segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CRISTO É QUEM DEVE APARECER



É necessário que ele cresça e que eu diminua. (Jo 3. 30)

O estrelato, a fama e o reconhecimento público, eis a meta para muitos seres humanos da atualidade, os mortais hoje fazem de tudo para aparecer e serem conhecidos e reconhecidos por muitos, e tomar para si o aplauso de multidões, é comum pessoas se exporem publicamente e muitas vezes chegando ao ridículo na exibição de seus corpos, ou de performance que colocam em risco a sua reputação e até a própria vida em busca de popularidade e alguns minutos de fama, nos meios de comunicação, em especial nas rede sociais na internet, vamos encontrar pessoas assim em todos os espaços sociais em que convivemos, e no meio do povo de Deus também esta repleto de pessoas assim, que quando realizam algo na casa de Deus e ou na sua obra, procuram muito mais o reconhecimento do público e o aplauso do auditório, que o louvou e a gloria de Deus. Tais pessoas, não encontrando este momento de fama, até porque Deus não dá a sua gloria a outrem, ficam frustrados e decepcionados, uma vez que na obra de Deus não necessitamos de estrelas, porem de servo abnegados, para a realização das ordens divinas, aos quais tem a honra de serem tratados por Cristo Jesus como amigos, (Jo 15. 15). Na lição desta semana estaremos estudando, como o crente deve lidar com o anonimato, sabendo que na casa de Deus e estrela é Cristo.
No texto em tela temos o João Batista o precursor de Jesus Cristo, que foi designado por Deus para preparar o caminho para o surgimento do Messias (Jo 3. 4-6), O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus sendo apresentado por João e sendo batizado nas águas do rio Jordão (Jo 3. 15-22), e dias depois João continuava a batizar, e Jesus continuando o seu ministério terreno passa também a batizar pessoas em outro local do rio, e um dos discípulos de João, que entendemos que tinha o espírito que hoje impera no meio de nossa sociedade em busca do estrelato, chegou ao seu mestre e falou, ora aquele Jesus a quem tu apresentaste por homem de Deus  e até o batizaste agora também esta batizado, e o povo esta deixando de vir a ti e buscando a ele, isto significa que em poucos dias a continuar esta situação em poucos dias João estaria no anonimato, e Jesus ascenderia ao seu lugar, porém, João conhecendo o espírito faccioso do discípulo, e sabendo da missão de Cristo Jesus nos dá uma lição de humildade e submissão aos propósitos de Deus quando disse: É necessário que ele cresça e que eu diminua. (Jo 3. 30). João Batista salientou que Jesus devia crescer em popularidade e carisma enquanto ele João a voz do clama no deserto tenha que diminuir, e o próprio João explica o porquê de Jesus ter de crescer: por Sua origem divina (Jo 4. 17, 18), por Seu ensinamento divino (Jo 4. 14, 15), e por sua autoridade divina (Jo 4 31,32), logo a divindade de Cristo lhe confere o direito ao louvor e a adoração, enquanto aos demais somos apenas servos deste Senhor, ele o Sol da justiça, e nos seus servos, limpos e lavados no seu precioso sangue, refletimos o brilho emanado Dele, nos tornado luz no meio das trevas.
Portanto, nestes dias que antecedem a volta de Cristo para buscar a sua igreja é necessário ainda mais buscarmos desenvolver as nossas atividade na obra de Deus para crescimento do reino de Deus e glorificação de Jesus Cristo autor e consumador da nossa fé, o estrelato, a fama, são coisa da vaidade do homem que deve ser expurgada dos nossos púlpitos e espaços destinados ao louvor a Deus. E aqueles que buscam aparecer e tomar a honra devida a Deus para si devem ser extirpados dos nossos arraiais, até que se covertam verdadeiramente a Deus prestando-lhe o devido louvor, sabendo honrar a Deus mesmo no anonimato, buscado Nele a motivação verdadeira para um viver de louvor e adoração a Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário