sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PODEMOS TUDO NAQUELE QUE NOS FORTALECE


“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Fp 4. 13)


Por estas palavras o Apóstolo Paulo revela-nos a sua alegria e prazer em seguir os passos de Cristo Jesus, a nossa verdadeira fonte de contentamento. Nos dias em que vivemos tais palavras tem sido gravemente distorcida e mal interpretada. Para que possamos fazer uma reflexão sobre este texto sem cair no engodo dos defensores da Teologia da Prosperidade é necessário se debruçar sobre o contexto bíblico desta expressão do apóstolo Paulo e só então chegaremos a um entendimento que se coaduna com a mensagem de Evangelho de Cristo. Sendo assim vejamos: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (Fp 4. 11-12).
 O apóstolo primeiramente afirma que já aprenderá como já comentamos anteriormente, aprenderá de Cristo, a conter-se com o que possuía, logo em seguida diz saber estar abatido e ter abundância, e estar instruído a padecer fome como também viver em meio à fartura, e quando olhamos para vida deste apóstolo de Cristo, vamos encontrar um ministro de Deus completo, com todos os dons ministeriais, mas que iniciou a sua carreira ministerial como fazedor de tendas para não ser pesado a Igreja do Senhor, e ainda sofreu prisões, açoites, perigos, apedrejamento, naufrágios, abismo, frio, fome, nudez. Vejamos; São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.” (2 Co 11. 23-28), analisando o contexto e o que o apóstolo enfrentou mesmo sendo fiel a Deus e defensor incondicional do Evangelho de Cristo, entende-se que o apostolo não refere-se a posse de bens materiais, ou riquezas ou ter uma vida esplendida e regaladamente e sim de suportar todas as ciosas de que ele faz referências no versículos 11 e 12 desde ter abundância até viver em escassez, desde viver em fartura e até padecer fome, não por seus próprios méritos ou espiritualidade mas porque o Senhor Jesus, que lhe era suficiente, lhe concedia graça de suportar tudo aquilo com contentamento e fidelidade a Deus que o chamou e o capacitou para o Santo Ministério. A Paz e o Amor do Senhor Jesus que excede todo o entendimento humano seja com todo o povo de Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário